SEÇÕES

Falso funcionário da Equatorial é denúnciado pelo MP por golpes no Piauí

O Ministério Público solicitou a fixação de reparação pelos danos materiais e morais causados à vítima.

Sebastião Vieira dos Santos Filho | Foto: SSP-PI
Siga-nos no

Sebastião Vieira dos Santos Filho, de 33 anos, acusado de se passar por funcionário da Equatorial-PI e aplicar golpes, foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). Conforme o documento, ele utilizava fardamento, crachá e um veículo com a logomarca da empresa para se passar por representante.

COMO ELE PRATICAVA OS CRIMES?

As investigações apontam que ele abordava consumidores, especialmente pessoas humildes, oferecendo falsos benefícios, como descontos em contas de energia e a distribuição de lâmpadas e geladeiras. O objetivo era obter documentos pessoais das vítimas para, posteriormente, contratar empréstimos junto a instituições financeiras, sem o consentimento delas.

DENÚNCIA

A denúncia refere-se ao caso de uma idosa, de 69 anos, que resultou em um empréstimo consignado fraudulento em seu nome. No dia 10 de dezembro de 2024, foi até a residência da vítima e afirmou que ela havia ganhado um sorteio da empresa, sendo premiada com uma geladeira e lâmpadas.

Para receber os supostos prêmios, a vítima precisou apresentar um documento oficial com foto. Ele alegou que os brindes seriam entregues posteriormente. Em janeiro, ao sacar sua aposentadoria, a idosa descobriu um desconto de R$ 270. Ela identificou Sebastião por meio de uma foto.

Estelionato majorado 

O MPPI tipificou o crime como estelionato majorado. Além do prejuízo financeiro, o Ministério ressaltou que a prática criminosa causou danos à reputação da empresa de energia perante a sociedade. A policia informou que ps golpes aconteciam nos municípios de Luzilândia, Barras, Piripiri e Porto, no interior do Piauí.

Próximos passos

O Ministério Público solicitou a fixação de reparação pelos danos materiais e morais causados à vítima, com correção monetária e juros moratórios.

PRISÃO

Sebastião foi detido no dia 21 de maio deste ano pela Delegacia Especializada na Proteção de Bens e Serviços Públicos (DEBESP).  Durante a operação, foi feita a apreensão de uma caminhonete branca, utilizada nas abordagens fraudulentas.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também