A noite desta terça-feira (29) para alguns teresinenses não foi fácil. Dormindo em papelões, inúmeras famílias esperaram na porta da Prefeitura Municipal por atendimento referente ao recurso do Minha Casa Minha Vida. Já na manhã desta quarta-feira (30), ocorreu uma manifestação em frente à sede da gestão que só cessou após a chegada da Polícia Militar, segundo informou populares.
Ao MeioNews, Micilene Santos, mãe de três filhos, relatou os momentos de angústia ao passar a noite em frente ao local com as crianças. Apesar da demora, ela afirmou ter sido atendida.
Foi cansativo, fora com criança, no meio da rua, no relento. Para ser atendido por último, sendo que a gente era o primeiro. Muita luta. A prioridade de dormir com criança, botar para ser o primeiro. Eles vão botar a pessoa que vem de manhã, que não tem nada a ver, que era pra ser o último. Por isso que teve confusão também. Porque o último foi o primeiro e a gente que era o primeiro, foi o último, disse.
O mesmo não aconteceu com Thales Thiago, pai de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Morando de aluguel com mais três pessoas, o trabalhador autônomo desistiu do processo de solicitação de moradia diante da longa espera.
Eu até desisti, porque acho que se torna pouca casa pra milhares de gente. Acho que eles adotaram algum critério errado, não sei. Na verdade, a gente não pode falar nada, porque a gente não é lá de dentro, teria que alguém lá de dentro mesmo vir e falar. [...] Trabalho como autônomo, não tem como eu passar o dia todinho pra ficar esperando, relatou.
PRAZO PRORROGADO
Após a manifestação, a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) informou na manhã desta quarta-feira (30), que prorrogou o prazo online para que os candidatos não classificados ou não hierarquizados até domingo (03). Os interessados podem recorrer exclusivamente de forma eletrônica.
Já o atendimento presencial para apresentação de recurso será encerrado nesta quarta-feira (30), às 13h30, na Semcaspi, prédio ao lado da sede da Prefeitura de Teresina. Em nota, a Semplan destacou:
A prorrogação do prazo se deve à sensibilidade da Prefeitura de Teresina diante da grande procura de famílias que compareceram à sede da Semplan para apresentar o recurso de forma presencial. Em resposta, foi organizada uma força-tarefa com reforço de equipes e ampliação do horário de atendimento, garantindo suporte à população. A distribuição de senhas foi realizada, respeitando os limites da estrutura técnica.
O acesso pode ser feito pelo link: www.teresinaon.com.br. Basta clicar no ícone “SEI USUÁRIO EXTERNO” e preencher os dados solicitados.