SEÇÕES

Feira do Diálogos pelo Piauí fortalece o acesso à cidadania em Campo Maior

Segundo o secretário estadual do Planejamento, Washington Bonfim, a iniciativa reforça o compromisso do Governo com uma gestão integrada e próxima da população.

Feira do Diálogos pelo Piauí fortalece o acesso à cidadania em Campo Maior | Foto: Francisco leão
Siga-nos no

A Praça Valdir Fortes, em Campo Maior, se tornou, neste sábado (17), um verdadeiro centro de atendimento à população. O local sedia a Feira de Serviços do programa Diálogos pelo Piauí, que oferece mais de 35 serviços gratuitos à população em diversas áreas, como saúde, cidadania, agricultura e tecnologia.

Entre os atendimentos mais procurados estão a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), regularização de veículos, testagem rápida e vacinação, além da emissão da nova carteira de identidade digital. Agricultores e agricultoras familiares também recebem orientações para acessar políticas públicas voltadas ao setor.

Segundo o secretário estadual do Planejamento, Washington Bonfim, a iniciativa reforça o compromisso do Governo com uma gestão integrada e próxima da população.

“A estratégia do governador Rafael Fonteles é integrar conhecimento, tecnologia e cidadania. Entendendo as necessidades reais da população, levamos soluções diretamente às pessoas”, afirmou.

A aposentada Luzia Félix aproveitou a oportunidade para atualizar os documentos do pai, um idoso com identidade e CPF antigos.

“Foi muito mais prático trazer ele aqui do que ir a outro lugar”, disse.

De acordo com Dejane Santos, coordenadora de ação social do Instituto de Identificação Félix Pacheco, para emitir a nova identidade basta apresentar certidão de nascimento ou casamento atualizada, CPF e comprovante de residência. Outros documentos opcionais também podem ser incluídos.

“Com 24 horas, a carteira já estará disponível no gov.br”, explicou.

Além dos serviços, o evento conta com ações culturais e educativas, como oficinas de arte e pintura para crianças com a Carretinha da Leitura, orientação para pessoas com deficiência, atividades do programa Alfabetiza Piauí e oficinas sobre inteligência artificial.

A feira também é vitrine para o artesanato local, por meio do programa Made In Piauí, da Investe Piauí, que estimula a visibilidade e a comercialização dos produtos artesanais.

“Queremos que nossos artesãos e empreendedores possam vender em todo o Brasil e até no exterior”, destacou Gustavo Dias, gerente de Comércio Exterior da Investe Piauí.

O Diálogos pelo Piauí é coordenado pelas secretarias do Planejamento (Seplan) e de Governo (Segov) e busca promover a integração regional e o desenvolvimento sustentável. Ainda neste sábado, o governador Rafael Fonteles participa de uma plenária com a comunidade para ouvir demandas e apresentar ações do governo estadual.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também