Três filhotes de gatos recém-nascidos foram encontrados dentro de sacos plásticos de lixo na rodoviária de Campo Maior, no Norte do Piauí, na madrugada desta segunda-feira (9). Um dos animais não resistiu e morreu poucas horas após o resgate.
De acordo com moradores, os filhotes estavam dentro de uma sacola junto a restos de comida e embalagens. Os miados chamaram a atenção de pessoas que passavam pelo local, que localizaram os animais e registraram em vídeo o momento em que foram retirados do lixo.
Um dos filhotes foi adotado logo após o resgate. Os outros dois ficaram sob os cuidados da Adote Campo Maior. Entre eles, apenas um segue vivo e permanece em estado delicado.
Em publicação nas redes sociais, a entidade afirmou que há indícios claros de abandono intencional.
“Não há dúvidas de que foram deixados para morrer. Os filhotes são recém-nascidos e ainda estão com o cordão umbilical, indicando que foram separados da mãe logo após o parto”, informou o grupo de proteção.
instituição Busca “mãe de leite”
A instituição também iniciou uma mobilização para encontrar uma “mãe de leite” que possa amamentar o sobrevivente. Segundo os protetores, o ideal é que o filhote seja alimentado por outra gata, que além de fornecer o leite adequado, ajuda a manter o corpo aquecido e realiza a higienização necessária nessa fase inicial de vida.
O grupo informou ainda que aguarda imagens de câmeras de segurança da rodoviária para tentar identificar quem abandonou os animais e formalizar a denúncia às autoridades.
O que fazer em casos de maus-tratos contra animais?
A população pode denunciar casos de violência ou abandono de animais por meio dos seguintes canais:
- Situação em andamento: ligar para o 190, da Polícia Militar do Piauí;
- Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobea): atendimento pelo WhatsApp (86) 9 9582-0034;
- Disque Denúncia da Semarh: contato via WhatsApp (86) 98112-9958;
- Delegacias de polícia: registro de boletim de ocorrência em unidades especializadas ou em qualquer delegacia;
- Denúncia anônima: disponível no site da Polícia Civil do Piauí, em portal.pi.gov.br/pc/denuncia-anonima.
Em Teresina, a população também pode procurar diretamente a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), localizada na Avenida Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana, na Zona Leste da capital.
Casos de maus-tratos e abandono de animais são considerados crime no Brasil. A prática é prevista na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e pode resultar em pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda do animal. Quando se trata de cães e gatos, a legislação prevê punição mais severa, especialmente se houver morte do animal.