G20 inicia hoje com apresentação de pesquisa inédita sobre desenvolvimento do Piauí

A programação do G20 Social antecede a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20.

Avalie a matéria:
Logomarca do G20 Teresina | Foto: Divulgação/MDS

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Piauí, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República, promovem, nesta segunda-feira (20), os eventos do G20 Social em Teresina, a partir de 8h30, no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi). 

A programação do G20 Social antecede a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20, que também ocorre na capital piauiense entre 22 e 24 de maio. 

Nesta segunda, haverá a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que abordará propostas que devem ser levadas ao G20. Durante o encontro, os ministérios que compõem a Caisan darão suas contribuições para a composição da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A ideia é que iniciativas exitosas contra a insegurança alimentar e a miséria possam ser adaptadas aos contextos nacionais e implementadas pelos países membros.

PESQUISA INÉDITA

Outro ponto alto será o seminário "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza", que trará a apresentação de uma pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) pelo pesquisador e consultor Antônio Claret. Em sua pesquisa, o também sociólogo apontará o desenvolvimento enfrentado pelo Piauí a partir de 2000 até chegar aos dias atuais.

"Apresentaremos um Piauí que, embora ainda tenha desafios a enfrentar, está no caminho certo para alcançar níveis mais altos de desenvolvimento humano. É um estado que conseguiu resultados expressivos nas mais diversas áreas, especialmente saúde, educação e economia", adiantou o pesquisador Antônio Claret.

Está confirmada no debate a presença do ministro Wellington Dias; do governador do Piauí, Rafael Fonteles; do secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim; da presidente do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), Luciana Servo; do diretor da FGV Social, Marcelo Neri e do representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Jorge Meza. 

NO TURNO DA TARDE

Os eventos do G20 Social se encerrarão à tarde, com a reunião ampliada à sociedade civil “Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil”. Os dois primeiros eventos, a reunião da Caisan e o seminário, serão transmitidos pelo Youtube do Governo do Estado. Já a reunião da tarde será restrita. A população pode acompanhar, acessando o link: https://youtube.com/live/WaF8yIjZa4g?feature=share

Confira a programação completa dos eventos do G20 social e da 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza:

Dia 20/05 - Eventos G20 Social 

Coletiva de imprensa com ministro Wellington Dias e governador Rafael Fonteles

Horário: 8h

Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi)

Reunião Aberta da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan

Horário: 8h30 às 10h

Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi)

Seminário "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza"

Horário: 10h às 12h

Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi)

Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil

Será possível acompanhar apenas a fala do ministro do MDS, Wellington Dias 

Horário: A partir das 14h (sujeito a mudanças) 

Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi)

Dias 22 a 24 - 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Dia 22

Abertura da reunião - Coletiva de imprensa com ministro Wellington Dias e governador Rafael Fonteles

Horário: 10h30 (sujeito a mudanças)

Local: Centro de Convenções de Teresina

Em seguida, reuniões restritas às delegações

Dia 23

Reuniões restritas às delegações 

Local: Centro de Convenções de Teresina 

Dia 24

Encerramento da reunião - Coletiva de imprensa com ministro Wellington Dias e governador Rafael Fonteles

Horário: 12h30 (sujeito a mudanças)

Local: Centro de Convenções de Teresina 

Visitas in loco

No fim da reunião, a imprensa é convidada a acompanhar visita a campo das delegações do G20, que partem do Centro de Convenções de Teresina

Horário: 14h

Locais: Horta comunitária do povoado Ave Verde (Associação dos Pequenos Produtores Rurais do povoado Ave Verde, rua Matões S/N, Povoado Ave Verde) e, em seguida, Espaço Rosa dos Ventos (Universidade Federal do Piauí - UFPI)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES