SEÇÕES

Golpe do falso concurso: Ibama orienta como identificar e evitar fraudes

Anúncios e sites fraudulentos prometiam milhares de vagas e salários de até R$ 9 mil. Vítimas relataram pagamento de taxa de inscrição e uso indevido de dados.

Golpe do falso concurso do Ibama | Foto: Felipe Werneck/Ibama
Siga-nos no

Denúncias recebidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) levaram o órgão a divulgar, nesta quarta-feira (14), um alerta sobre golpes virtuais que utilizam o nome da instituição para anunciar falsos concursos públicos.

Golpistas usam redes sociais e sites fraudulentos

De acordo com o Ibama, os criminosos utilizam redes sociais e sites falsos para divulgar informações enganosas, induzindo as vítimas a clicar em links, fornecer dados pessoais e pagar supostas taxas de inscrição.

Em uma das fraudes identificadas, eram anunciadas 15 mil vagas, com promessas de salários de até R$ 9 mil. O instituto reforça que essa seleção não existe e trata-se de uma tentativa de golpe.

O Ibama destaca que todas as informações sobre concursos públicos do órgão são divulgadas exclusivamente por canais oficiais, alertando a população para que desconfie de anúncios fora desses meios e evite prejuízos.

O QUE DIZ O IBAMA?

Em nota, o Ibama alertou para denúncias de golpes virtuais, como falsas divulgações de concursos e pedidos de recadastramento em sites não oficiais. O órgão reforçou que informações sobre concursos são divulgadas apenas em canais oficiais, como o site do governo federal e o Diário Oficial da União.

Cuidados

Antes de fazer qualquer pagamento, os candidatos devem:

  • Verificar se há edital publicado oficialmente;
  • Desconfiar de sites que cobram taxas sem apresentar documentos oficiais;
  • Evitar clicar em anúncios patrocinados sem checar a origem;
  • Confirmar informações diretamente nos canais do governo.

O Ibama orienta ainda que todas as vítimas registrem um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também