O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, expressou profundo pesar pelo falecimento de Josefina Ferreira Costa, a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Em nota oficial, divulgada neste sábado (24), o gestor destacou o legado da ex-deputada, que é considerada uma das pioneiras da política feminina no Brasil.
Além de ser a primeira mulher eleita na Alepi, Josefina Ferreira foi a segunda deputada estadual da história do Brasil. Deixando um legado político marcante, ela faleceu na madrugada deste sábado (24), aos 97 anos, em sua residência no município de São João do Piauí.
Nascida em São Raimundo Nonato, Josefina Ferreira fez história ao conquistar o cargo de deputada estadual pelo partido Arena com 6.335 votos, sendo eleita para a 7ª Legislatura (1971-1974) e integrou a Mesa Diretora da Alepi. Casada com o ex-deputado estadual e conselheiro do TCE-PI, Raimundo Vaz da Costa Neto, ela entrou para a vida pública com o apoio político do marido.
Após cumprir seu mandato, decidiu não mais disputar cargos eletivos, a pedido do esposo, mas seu nome permaneceu como um símbolo da inserção feminina na política piauiense.
"Seu legado permanece como marco na história política do Piauí. Nossos sentimentos aos familiares e amigos", diz trecho da nota do governador.