Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, o Governo do Piauí lançou, nesta sexta-feira (7), a campanha "Março Mulher – Sem Assédio Moral e Sexual". A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado das Mulheres, busca reforçar a conscientização e o enfrentamento às diversas formas de violência de gênero, com ações em Teresina e no interior do estado.
O evento de lançamento reuniu representantes do governo, empreendedoras, defensoras dos direitos das mulheres e profissionais da saúde. Além da solenidade, houve exposição de produtos da Agricultura Familiar, feira de empreendedoras e serviços de saúde, como aplicação de vacinas e atendimento psicológico pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou a importância da campanha no combate à violência contra as mulheres, especialmente no ambiente de trabalho. “Março é um mês de luta, mas também marca as conquistas das mulheres na sociedade. Através da Campanha, trabalhamos o enfrentamento ao assédio moral e sexual, pelo fato de nós mulheres estarmos suscetíveis aos vários tipos de violência”, afirmou.
Educação e combate à violência como compromisso permanente
A secretária da Assistência Social, Regina Sousa, ressaltou a necessidade de manter o debate ativo ao longo do ano. “As semanas que evidenciam essas pautas são para lembrar que os problemas das mulheres não acabam. Para isso, as ações devem acontecer o ano inteiro, educando a população”, disse. Ela ainda defendeu que o combate à violência de gênero deve começar na infância: “A educação tem que ser desde pequeno, em casa, na escola. A criança que é educada para a não violência torna-se um adulto não violento”.
A defensora pública Lia Macedo enfatizou que a violência de gênero vai além do ambiente doméstico e deve ser enfrentada também nos espaços de trabalho. “Trabalhamos muito a questão da violência doméstica, mas ela acontece em vários outros âmbitos que também têm que ser trabalhados”, pontuou.
Ações ao longo do mês e compromisso interinstitucional
Durante todo o mês de março, a campanha promoverá atividades voltadas para a saúde da mulher, enfrentamento à violência doméstica e ao assédio nos ambientes de trabalho. A iniciativa também marca o início das atividades do programa "Vamos às Escolas", que levará o tema para instituições de ensino.
Além disso, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica da Campanha Permanente de Combate ao Assédio, estabelecendo uma parceria entre organizações para fortalecer a luta contra o assédio moral e sexual no estado.