Governo do Piauí lança Jogos Escolares; R$10 mi serão investidos em esporte

Os Jepis serão realizados entre os dias 27 junho e 2 de julho, em Teresina, após as etapas municipais, regionais e nos polos do estado

Avalie a matéria:
Rafael Fonteles durante o lançamento dos Jogos Escolares Piauienses 2023 | Régis Falcão

O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (17), os Jogos Escolares Piauienses (Jepis) 2023, em solenidade no Palácio de Karnak. A cerimônia reuniu autoridades, políticos, federações esportivas, estudantes e atletas piauienses, e trará novidades da competição que é uma das mais importantes do estado. O objetivo é realizar um evento que visa a participação de representantes de Teresina e de todos os demais municípios do estado.

Os Jepis serão realizados entre os dias 27 junho e 2 de julho, em Teresina, após as etapas municipais, regionais e nos polos do estado. O evento ocorrerá em vários espaços esportivos da capital e contará com a participação de estudantes de 12 a 17 anos das escolas estaduais, municipais, privadas e federais de todo o Piauí, que competirão em 18 modalidades esportivas, onde os campeões representarão o estado nas etapas nacionais dos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), comemorou a abertura dos jogos escolares. De acordo com o chefe do executivo piauiense, a meta é dobrar os investimentos nos esportes. Somente nos quatro primeiros meses deste ano, o empenho na área superou o de 2022. A previsão é que ainda sejam aplicados, no total, R$ 10 milhões em recursos.

"Esporte é prioridade na nossa gestão, nós falamos disso na campanha. Apostar no esporte é uma maneira de você investir com pouco recurso e você gera um impacto enorme na sociedade. Então, nós estamos apostando muito nos Jogos Escolares, no esporte amador, com bolsa atleta, com o SIEC do esporte e no esporte profissional, apoiando o futebol masculino e feminino, mas também outras modalidades esportivas. Vamos investir a cada ano, a ideia é bater o recorde do ano anterior. Esse ano já é o recorde do investimento do esporte. E no ano nós vamos bater o recorde desse ano", afirmou Rafael Fonteles.

Governador do Piauí Rafael Fonteles - Foto: MartaSantos/MeioNorte

De acordo com a secretária de Estado dos Esportes, Josiene Campelo, os Jogos Escolares vão muito além de uma competição esportiva. “Além de contribuir para a qualidade de vida das crianças e jovens piauienses, os Jepis ajudam a promover a inclusão social e o espírito esportivo. O reflexo positivo atinge não só o estudante em seu ambiente escolar, mas também enquanto cidadão, muitas vezes formando um atleta profissional, como tantos, que começaram nos jogos escolares, a exemplo da nossa medalhista olímpica Sarah Menezes”, pontua a gestora.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, chama a atenção da importância da parceria entre esporte e educação. “Acreditamos e apostamos na integração da escola com o esporte porque traz valores importantes para formação dos nossos estudantes como, por exemplo, liderança, trabalho em equipe, perseverança e superação. Esses aspectos, aliados à educação, ajudam no aprendizado e no desenvolvimento social dos nossos jovens. Por isso, eventos como esse são tão importantes”, explica o gestor.

Os Jepis é um evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado dos Esportes (Secepi), em parceria com a Secretária de Estado da Educação (Seduc) e apoio da Secretaria de Estado Para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec), Federação de Esportes Estudantis do Piauí (Feepi), Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina (Semec), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Piauí (Sinepe) e das Secretarias Municipais de Educação e Esportes dos municípios do interior do estado.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES