O Governo Federal autorizou a contratação de brigadas para combater incêndios em Curimatá, Floriano, Uruçuí e Alvorada do Gurguéia, no Piauí. A medida, publicada pelo Ibama na sexta (9), visa prevenir novos incêndios florestais no estado.
A portaria autoriza a contratação temporária de brigadistas, chefes de brigada e de esquadrão para atuar em municípios de 17 estados, incluindo o Piauí, visando o combate a incêndios florestais.
A portaria autoriza o Prevfogo a contratar, por dois anos (prorrogáveis por mais um), uma brigada federal de manejo integrado do fogo, composta por um chefe de brigada, dois chefes de esquadrão e doze brigadistas, para atuar em municípios da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins.
O texto também autoriza a contratação de diversos profissionais para reforçar o combate a incêndios, como agentes de informação, brigadistas de queima prescrita, chefes de esquadrão e supervisores federais e estaduais, com atuação em 20 estados e no Distrito Federal.