Neste domingo (10), é celebrado o Dia dos Pais, uma data que vai além da homenagem tradicional e se torna um convite à reflexão sobre o papel paterno na formação de valores e afetos. Antecipando a comemoração, o Grupo Meio de Comunicação promoveu um café da manhã especial com seus colaboradores na manhã desta quinta-feira (07/08), reunindo os pais da empresa em um momento de acolhimento, troca de experiências e reconhecimento.
Durante a ação, os profissionais compartilharam histórias marcantes, sentimentos e transformações vividas com a chegada dos filhos. O clima descontraído teve como objetivo valorizar as relações humanas no ambiente de trabalho.
Para muitos pais presentes, a experiência de criar um filho foi descrita como uma jornada de transformação profunda, que redefiniu prioridades, sentidos e responsabilidades. O diretor de jornalismo, Marcos Monturil, falou sobre a importância da celebração:
"A gente aproveita esses momentos para confraternizar, para mostrar que o nosso convívio não é só o convívio de trabalho, é o convívio também pessoal entre cada um. E nessa celebração do Dia dos Pais é uma oportunidade interessante para a gente encontrar profissionais que têm 20, 30 anos de casa, profissionais mais jovens, todos reunidos aqui para celebrar essa data tão importante." Ele também compartilhou sua vivência pessoal com a paternidade, destacando como o nascimento de um filho pode redefinir o próprio olhar sobre a vida.
"A paternidade é uma mudança transformadora na vida do homem. Só sabe realmente quem vive isso. A gente se transforma em uma nova pessoa. É uma soma de sentimentos: envolve responsabilidade, envolve comprometimento, mas envolve também doação, amor. Você passa a ter uma pessoa que é mais importante na sua vida do que você mesmo. Eu acho que isso muda a vida de qualquer pessoa e muda a vida dos homens. Então, é uma coisa que, para mim, eu celebro todo dia. Todo dia quando eu vou dormir, todo dia quando eu acordo, eu agradeço a Deus pela oportunidade de ser pai. Não é obrigação, não é só responsabilidade, é bênção, é uma oportunidade."
Laços que moldam
A paternidade também foi celebrada como um exercício de presença, exemplo e amor. O apresentador Zé Pinguelo, pai de dois, refletiu sobre o impacto de ser pai na formação dos filhos e no legado que deixa para o futuro. "Eu que tenho dois filhos, Maria Luísa, de 19, e João Henrique, de 11 anos, procuro dar o melhor para eles para que amanhã eles possam reconhecer esse amor. É a responsabilidade de formar família, cuidar, proporcionar educação e ensinar valores. O mundo hoje precisa disso, nós vemos diariamente", disse. Para ele, a essência da paternidade está no cuidado contínuo, na dedicação diária e no compromisso com o crescimento emocional e moral dos filhos.
A emoção tomou conta da fala do diretor comercial, Thesco Silva, que vê na paternidade um presente divino e uma missão sagrada.
"Nossa... Falar sobre a importância de ser pai, eu tenho até que me segurar para falar, porque eu me emociono muito, sabe? É uma oportunidade que Deus me proporcionou. Ser pai é a oportunidade que Deus nos entrega, de cuidar dos filhos d'Ele. De verdade, ser pai é ter a oportunidade de cuidar dos filhos do Pai. E quem é que não cuida direito de tudo que se refere a Deus? Para mim, ser pai é um presente", disse, emocionado.
Integração e reconhecimento
A confraternização teve também um importante papel institucional: promover o bem-estar dos colaboradores e fortalecer o vínculo entre colegas de diferentes áreas. Para a gestora de Recursos Humanos, Gleyciane Viana, ações como essa estimulam o cuidado com as pessoas por trás dos crachás.
"A ação tem como objetivo criar um momento especial dedicado aos nossos papais. É uma homenagem da TV para celebrar e valorizar esses homens tão importantes. É também uma oportunidade de confraternizar, de fortalecer os laços e mostrar o quanto eles são queridos por todos nós", afirmou.
Thesco Silva também destacou o clima de acolhimento proporcionado pelo evento. "Muito mais gostoso do que o café, é essa oportunidade de estarmos juntos, conversando e trocando ideias."
O Dia dos Pais é celebrado no Brasil desde a década de 1950, sempre no segundo domingo de agosto. A homenagem reforça não apenas a importância da data, mas também o compromisso com o respeito, o afeto e o cuidado.