No início da tarde desta segunda-feira (19), um homem identificado como José Adalberto Pereira de Araújo, de 65 anos, foi preso por crime de natureza sexual em decorrência de um mandado de prisão em aberto, no município de Parnaíba, litoral do Piauí.
A prisão ocorreu após informações repassadas pela Polícia Federal às equipes de inteligência do 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM/CPLMN), que possibilitaram a localização do suspeito em sua residência.
De acordo com as investigações, José Adalberto é natural de São Luís (MA), mas estava residindo atualmente no litoral piauiense.
Ele é investigado pelos crimes previstos nos artigos 214, 224 e 226 do Código Penal, conforme a legislação vigente à época dos fatos.
A tipificação penal envolve atentado violento ao pudor, praticado mediante violência ou grave ameaça.
O mandado também considera a presunção legal de violência, aplicada em casos em que a vítima é considerada vulnerável, como menores de 14 anos ou pessoas incapazes de oferecer resistência.
Além disso, há agravantes legais, previstas no artigo 226, que aumentam a pena quando o crime é cometido por alguém que possua relação de autoridade, confiança ou parentesco com a vítima.