Um homem, identificado pelas iniciais F.A.R.S., de 46 anos, foi preso, na tarde desta segunda-feira (16), em cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pela Central Regional de Inquéritos de Floriano, além da autuação do investigado em situação de flagrância no momento da captura.
Segundo o delegado Rafael Cordeiro da Depatri de Floriano, o investigado era alvo de um inquérito policial que apurava uma série de furtos qualificados e reiterados contra uma subestação de energia em Floriano.
INVESTIGAÇÕES
Segundo as investigações, o suspeito agia de forma contumaz, tendo sido identificado como o autor de invasões ocorridas nos dias 18 e 19 de janeiro, além de um furto de aproximadamente 30kg de cabos de cobre de aterramento ocorrido no dia 26 de janeiro de 2026.
Na ocasião do crime de 26 de janeiro, a ação criminosa causou o arrombamento da sala de baterias e o desarme de disjuntores de alta tensão. O dano à infraestrutura foi tão severo que o fornecimento de energia de toda a microrregião de Floriano, Nazaré e Vale do Gurgueia foi seriamente ameaçado, gerando um risco concreto de interrupção total (blackout) do serviço essencial para a coletividade.
No dia de hoje, as equipes policiais localizaram o suspeito, logo após ele ter sido contido por policiais da ROCAM ao sair novamente da referida subestação elétrica. No ato da abordagem, foi constatada a tentativa de furto de fios e equipamentos de transmissão de energia. O suspeito possui um extenso histórico criminal, com 16 boletins de ocorrência registrados e nove inquéritos policiais por crimes contra o patrimônio, informou o delegado Rafael Cordeiro.
A justiça fundamentou a prisão preventiva na necessidade de garantir a ordem pública, dado o risco à prestação de serviço essencial e a periculosidade do suspeito. O detido foi conduzido à unidade policial para os trâmites legais e agora permanece à disposição da justiça.