O homem morto durante uma ação policial em José de Freitas era foragido da Justiça, apontado como líder de facção criminosa e possuía um extenso histórico de crimes, segundo informações da Polícia Militar. O confronto ocorreu na madrugada desta quarta-feira (28), durante uma tentativa de cumprimento de mandado de prisão.
O homem foi identificado como Janildo Amaro de Oliveira, conhecido como “Galego”. De acordo com o policiamento especializado, ele era liderança de uma facção criminosa, com atuação em diversos estados do Nordeste.
“O relatório de vida dele aponta mais de 20 homicídios, tráfico de drogas, tráfico de armas de fogo e uma liderança consolidada dentro da organização criminosa”, afirmou o comandante da operação.
Ainda segundo a polícia, o suspeito exercia influência dentro da facção e comandava ações criminosas em diferentes regiões.
Onde e quando ocorreu a morte
Janildo morreu durante uma ação policial realizada na zona rural de José de Freitas, após diligências para localizá-lo. Segundo a PM, ao ser encontrado, foi dada ordem legal de prisão, mas o suspeito reagiu.
“Quando esse indivíduo foi encontrado, foi dada uma ordem de prisão. Como ele tinha histórico de resistência e homicídios, foi necessário o uso da força para cessar a agressão”, explicou o oficial.
Durante o confronto, ele foi baleado, socorrido e levado para atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos.
Foragido e atuação interestadual
A polícia informou que Janildo era procurado em vários estados, com mandados de prisão em aberto.
“As ações dele se concentravam principalmente no Rio Grande do Norte, onde ele tinha liderança consolidada, mas havia mandado de prisão também na Paraíba e diligências aqui no Piauí”, destacou o comandante.
De acordo com as forças de segurança, o Piauí era utilizado por Janildo como local de fuga e ocultação, enquanto mantinha atividades criminosas em outros estados.
Ligação com homicídio no município
O "Galego" é apontado como mandante do assassinato do pescador Francisco Pereira Rocha, conhecido como “Chico Sapato”, ocorrido em janeiro deste ano na zona rural de José de Freitas.
RELEMBRE O CASO
O crime aconteceu na comunidade Olinda, zona rural de José de Freitas, no dia 13 de janeiro de 2026. Francisco Pereira estava em uma bicicleta quando foi abordado por dois homens que estavam em uma motocicleta preta, segundo o sargento Quaresma, do 16º BPM, à época do ocorrido. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu no trajeto para o hospital. Os autores dos disparos ainda estão foragidos.