O Instituto Federal do Piauí (IFPI) reabriu as inscrições para o Exame Classificatório 2025.2, que havia sido temporariamente suspenso por problemas com a emissão do boleto bancário. São ofertadas 1.025 vagas para cursos técnicos gratuitos, com ingresso ainda neste ano.
As vagas estão distribuídas entre os campi de Angical, Floriano, Parnaíba, Picos, Teresina Central, Teresina Dirceu Arcoverde e Teresina Zona Sul. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site selecao.ifpi.edu.br, com uso obrigatório da conta Gov.br. Quem ainda não possui, pode criar gratuitamente uma conta de forma simples e rápida.
Modalidades de cursos
As oportunidades são para duas formas de ingresso:
• Concomitante: para estudantes que vão cursar o ensino médio em outra instituição em 2025.
• Subsequente: para quem já concluiu o ensino médio até a data da matrícula.
Isenção da taxa de inscrição
Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar per capita igual ou inferior a meio salário mínimo, podem solicitar isenção da taxa de inscrição até o dia 29 de junho de 2025. A solicitação deve ser feita no formulário de inscrição, escolhendo a opção “ISENTO” e informando o NIS (Número de Identificação Social) e um documento de identidade.
Heteroidentificação
Candidatos que se autodeclarem pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e desejarem concorrer por meio das cotas, devem passar por procedimento de verificação da autodeclaração. Pretos e pardos realizarão a heteroidentificação no site heteroidentificacao.ifpi.edu.br até o dia 7 de julho de 2025, utilizando o acesso Gov.br. Indígenas e quilombolas devem apresentar documentação específica, conforme orientações do edital.
Atendimento especial
Candidatos com deficiência ou lactantes podem solicitar atendimento especial no momento da inscrição. Será necessário anexar os documentos exigidos em edital. Lactantes devem levar um acompanhante maior de idade no dia da prova, que ficará com a criança em ambiente reservado.
Pedidos de atendimento especial que forem indeferidos poderão ser contestados por meio de recurso no site oficial do IFPI: selecao.ifpi.edu.br.