SEÇÕES

Inmet emite alerta de baixa umidade para mais de 30 cidades do Sul do Piauí

Mais de 30 cidades do sul do Piauí estão em alerta de perigo devido à baixa umidade do ar. Saiba quais os riscos e as recomendações do Inmet.

Cidade de Bom Jesus, no Sul do Piauí | Foto: Portal Gurgueia
Siga-nos no

Mais de 30 cidades do Sul do Piauí estão sob alerta de perigo devido à baixa umidade do ar, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, emitido na manhã deste domingo (24), segue até as 18h e aponta índices variando entre 20% e 12%, considerados críticos para a saúde.

Segundo o Inmet, esse nível de umidade pode causar tosse, dificuldade para respirar, garganta seca e até sangramento nasal. Além dos riscos à saúde, o tempo seco aumenta a possibilidade de incêndios florestais, que impactam diretamente o meio ambiente e contribuem para o aquecimento global.

As recomendações incluem beber bastante água, evitar esforço físico nos horários mais quentes e não se expor ao sol nos períodos de maior calor. Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

As cidades em alerta são: Alvorada do Gurguéia, Antônio Almeida, Avelino Lopes, Baixa Grande do Ribeiro, Barreiras do Piauí, Bertolínia, Bom Jesus, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Corrente, Cristalândia do Piauí, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Eliseu Martins, Gilbués, Guaribas, Júlio Borges, Landri Sales, Manoel Emídio, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Palmeira do Piauí, Parnaguá, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, Santa Luz, São Gonçalo do Gurguéia, Sebastião Barros, Sebastião Leal e Uruçuí.

O climatologista Werton Costa reforça que, apesar do tempo seco, há previsão de retorno das chuvas ainda dentro do chamado B-R-O-Bró. Segundo ele, a previsão sazonal divulgada pelo Inmet para o trimestre setembro-outubro-novembro está alinhada com modelos internacionais, que indicam a atuação de sistemas frontais e do Atlântico Sul.

Entretanto, Costa ressalta que ainda não há dados consistentes para a quadra chuvosa de 2026. Essas informações, relacionadas ao comportamento do Atlântico tropical, só deverão estar disponíveis no final de novembro.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também