SEÇÕES

Inscrições para a CNH do Brasil já estão disponíveis no Gov.pi Cidadão; Veja detalhes

A integração de serviços públicos por meio de um ambiente digital único tem sido uma das estratégias do Governo do Piauí para modernizar o atendimento ao cidadão.

Inscrições para a CNH do Brasil | Foto: Divulgação/Ascom
Siga-nos no

O Piauí já deu início ao processo de obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo programa CNH do Brasil. A iniciativa integra as mudanças nacionais que modernizam e simplificam os procedimentos para habilitação, com etapas que vão desde o pré-cadastro até a emissão final do documento.

Os interessados podem acessar o serviço por meio do aplicativo Gov.pi Cidadão e a aba “1ª habilitação” está disponível para realizar o pré-cadastro. Além dessa possibilidade, o interessado pode utilizar o serviço pela página https://pidigital.pi.gov.br/ ou pelo App “CNH do Brasil”. Após esse passo inicial via digital, o processo segue com o curso teórico, coleta de biometria e exames.

A plataforma Gov.pi Cidadão tem se consolidado como uma das principais portas de acesso a serviços públicos digitais no estado, reunindo centenas de serviços que facilitam o dia a dia dos piauienses. Isso inclui, além da habilitação, solicitações de documentos, consultas e outras funcionalidades que antes exigiam atendimento presencial.

Nosso time de tecnologia uniu esforços com o Detran para disponibilizar com celeridade esse serviço da Nova CNH no Gov.pi Cidadão, que é a principal porta de acesso aos serviços digitais do Piauí. Hoje, o cidadão pode iniciar o processo da nova habilitação, assim como acessar mais de 600 serviços digitais em um único ambiente, o que facilita a vida das pessoas e aproxima o Governo do dia a dia da população, explicou o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera.

Veja como tirar sua CNH:

  1. Interessados devem realizar o pré-cadastro na plataforma Gov.pi, acessando a aba de “1ª habilitação”, ou no site do Detran Piauí.
  2. Após, devem realizar o curso teórico, que pode ser acessado pelo aplicativo Gov.pi Cidadão, CNH do Brasil ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC).
  3. Com o certificado do curso teórico, o candidato deve comparecer a um posto do Detran-PI para emissão das taxas e coleta biométrica.
  4. O candidato deve realizar o exame psicotécnico e médico em uma clínica credenciada, mediante a pagamento no local;
  5. O candidato agenda e realiza a prova teórica de forma presencial no Detran-PI.
  6. A Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) digital é emitida e disponibilizada pelo Detran.
  7. O candidato deve passar por aulas práticas que serão realizadas com instrutores ou CFCs credenciados, utilizando veículo próprio, de terceiros ou do CFC, conforme a carga horária exigida.
  8. O exame prático é agendado no Detran-PI e pode ser realizado com veículo próprio, de terceiros ou do Centro de Formação de Condutores (CFC).
  9. Emissão da CNH
Tópicos
Carregue mais
Veja Também