Instituto de Metrologia apreende balanças irregulares no Parque Piauí e na Ceasa

A fiscalização foi em parceria com a Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo.

Avalie a matéria:
Balanças apreendidas em Teresina | Ascom

Os agentes de fiscalização do setor da Metrologia do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI), em parceria com policiais da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC), apreenderam 18 balanças irregulares nesta segunda-feira (3). A fiscalização aconteceu no mercado do Parque Piauí e na Nova Ceasa, localizados na zona Sul de Teresina.

As balanças de pesagem aprendidas não contam com modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Conforme a chefe de fiscalização do IMEPI, Maria José, os instrumentos de pesagem recolhidos são considerados piratas e estavam lesando o consumidor.

"Nossa parceria com o grupo da DECCOTERC tem o intuito de retirar de circulação todas as balanças irregulares dos mercadinhos e demais estabelecimentos comerciais do Piauí. São balanças falsas, que não pesam corretamente e lesam o consumidor. Recomendamos aos empresários que não façam aquisição desses instrumentos irregulares com preço abaixo do valor de mercado, pois, caso seja confirmada a irregularidade, a fiscalização vai apreender a balança e o proprietário receberá uma multa alta", aponta a coordenadora.

A diretora-geral do IMEPI, Patrícia Leal, ressalta a importância de o consumidor denunciar, caso desconfie de alguma situação, por meio do número da ouvidoria do órgão. "Temos um canal de atendimento para conferir as denúncias enviadas da população em geral através do número (86) 99456-1921. É importante que o consumidor saiba que os fiscais do IMEPI estão trabalhando em todo o território piauiense para coibir o uso de produtos falsificados", finaliza a gestora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES