Ipiranga do Piauí, a cidade do buriti, estará na Feira dos Municípios

O prefeito Elvis Ramos (PT) compartilhou suas expectativas para a feira e os temas que planeja apresentar

Avalie a matéria:
Ipiranga do Piauí, a cidade do buriti, estará na Feira dos Municípios | Prefeitura Municipal de Ipiranga do Piauí

A cidade de Ipiranga do Piauí, localizada no Centro-Sul do estado, confirmou sua participação na Feira dos Municípios de 2023, agendada para ocorrer entre os dias 21 e 24 de setembro no Centro de Convenções de Teresina (CCT). Em uma entrevista concedida ao programa Notícias na Boa, apresentado por Waldelúcio Barbosa nesta sexta-feira (8), o prefeito Elvis Ramos (PT) compartilhou suas expectativas para a feira e os temas que planeja apresentar.

Ipiranga do Piauí fica às margens da BR 316 e é conhecida pela abundância da palmeira buriti, uma árvore típica da região semiárida do estado. A fibra da palha, a produção de doces a partir da polpa do buriti e suas várias vertentes no artesanato são as principais fontes de renda da população local. 

O prefeito Elvis Ramos (PT) compartilhou suas expectativas para a feira e os temas que planeja apresentar (Foto: Reprodução)

Elvis Ramos mencionou que a cultura local, valorizada em eventos como a Semana Cultural da Juventude, realizada anualmente em julho na cidade, vai enriquecer a programação da Feira dos Municípios. "O buriti, presente em receitas doces e outras, é um símbolo da preservação da cultura gastronômica da nossa cidade e será apresentado na Feira dos Municípios. Estamos felizes em participar e contribuir com esse evento que fez falta no nosso calendário", relatou.

O prefeito falou que o evento, organizado pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) e Kalor Produções, oferece oportunidade para promover negócios e atrair investimentos para o território do Vale do Sambito, rico em recursos hídricos e popular pelo seu turismo religioso. 

Origem

A história de Ipiranga do Piauí remonta ao antigo povoado denominado "Buriti," fundado pelos irmãos André e Geremias Bulcão por volta de 1878. O nome "Buriti" surgiu devido à profusão de buritizeiros em seus brejos, que está entre os maiores do estado do Piauí.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES