O Piauí conquistou uma posição de destaque no Atlas da Violência 2025, ao registrar a menor taxa de homicídios do Norte e Nordeste, superando até estados considerados referências em segurança pública, como Goiás. Em entrevista ao programa Agora, da Rede Meio, nesta quarta-feira (14), o secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, comentou os dados e destacou a eficácia da política de segurança implementada no estado.
Modelo baseado em investimento, inteligência e integração
Durante a entrevista, Chico Lucas atribuiu os bons resultados ao modelo adotado nos últimos anos:
"O número mostra o Piauí como o estado menos violento do Norte e Nordeste, na frente de alguns estados do Centro-Oeste e do Sudeste", afirmou.
Segundo o Atlas, o estado registrou 22 homicídios por 100 mil habitantes em 2023, número próximo ao de Goiás (21,8), considerado exemplo de boas práticas na área. O secretário lembrou que os dados são baseados nas estatísticas da saúde, que evitam possíveis distorções em registros oficiais.
Cidades com redução expressiva
Chico também celebrou conquistas locais expressivas:
“Hoje temos realidades como a de Piripiri, que está há seis meses sem homicídios, e Parnaíba, que completou 50 dias sem nenhum assassinato”.
Ele também destacou a importância do trabalho coletivo:
“Policiais, militares, oficiais, todos esses são os grandes responsáveis por esses resultados que vocês noticiam quase que diariamente, as diversas operações que nós temos feito."
A meta, segundo ele, é ousada: reduzir a taxa para 10 homicídios por 100 mil habitantes, patamar que atende aos padrões aceitáveis da ONU.