SEÇÕES

Líder criminoso mais procurado do Sul do Piauí é preso no Pará após 8 anos foragido

Joabe da Silva Aguiar, suspeito de dezenas de homicídios e ligado ao Comando Vermelho, foi preso em Belém usando identidade falsa

Ação policial mirou prisão de liderança criminosa foragida desde 2016 | Foto: Reprodução/ SSP-PI
Siga-nos no

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) prendeu, nesta segunda-feira (09), em Belém do Pará, Joabe da Silva Aguiar, 40 anos, apontado como uma das principais lideranças criminosas em atuação no extremo sul do estado.

O individuo, estava foragido desde 2016, após fugir da Penitenciária de Bom Jesus, e é suspeito de dezenas de homicídios na região de Avelino Lopes e municípios vizinhos.

No momento da prisão, Joabe utilizava uma identidade falsa em nome de André Silva Sousa e portava dois aparelhos celulares e R$ 15 mil em espécie. A captura ocorreu na Travessa Timbó, no bairro Pedreira, em Belém.

Ação policial mirou prisão de liderança criminosa foragida desde 2016 (Foto: Reprodução/ SSP-PI)

Diversos crimes e atuação interestadual

Para o delegado Charles Pessoa, a prisão representa um importante avanço no combate ao crime organizado que, há anos, intimidava o extremo sul do Piauí.

“A captura desse criminoso é de enorme relevância para o Estado. Posso assegurar que essa é a prisão mais importante dos últimos tempos relacionada ao sul do Piauí. Ele protagonizou uma série de ações criminosas em Avelino Lopes, Bom Jesus e todo o extremo sul, sendo vinculado à organização criminosa ‘Comando Vermelho’ e com diversos mandados de prisão em aberto. Essa prisão só foi possível graças a um trabalho integrado de inteligência."

O delegado ressaltou ainda o apoio do delegado Alessandro Barreto, da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, além da cooperação das polícias civis de Goiás e do Pará. Segundo ele, o compartilhamento de informações entre as forças foi crucial para localizar e capturar o foragido.

A operação contou com efetivo integrado da Polícia Civil, Polícia Militar, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e SSP-PI, Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), Grupo Antissequestro da Polícia Civil de Goiás, Ciberlab da SENASP, Núcleo de Inteligência Policial (NIP) da Polícia Civil do Pará e Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Pará.

A SSP-PI destacou que a ação reforça a importância da atuação conjunta entre instituições de segurança e reafirma o compromisso do Estado no enfrentamento às organizações criminosas que atuam dentro e fora do Piauí.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também