Os professores do Piauí já podem pedir a Carteira Nacional do Docente (CNDB), um documento gratuito que serve como identificação oficial e dá acesso a benefícios do Programa Mais Professores para o Brasil. A ação deve atender cerca de 2,7 milhões de docentes em todo o país. No estado, mais de 57 mil profissionais da educação podem emitir o documento.
Durante visita ao Piauí, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador Rafael Fonteles entregaram de forma simbólica as primeiras 900 carteiras físicas aos professores. A CNDB também pode ser emitida em versão digital, com uso imediato após a solicitação.
Para ter direito à carteira, o professor precisa trabalhar em uma instituição de ensino, ter CPF regular e cadastro ativo no e-Social. Todo o processo de emissão é feito pela internet.
A Carteira Nacional do Docente tem validade de 10 anos e pode ser usada em todo o país. O documento garante a identificação oficial do professor e dá acesso a vantagens do Programa Mais Professores, como descontos educacionais, formação continuada, parcerias com instituições públicas e privadas e participação em ações de valorização do magistério.
Como solicitar a CNDB
Acesse o sistema Mais Professores e entre com sua conta gov.br.
Clique em “Solicitar CNDB”. Se você atender aos critérios, o sistema mostrará seus dados e vínculos com as instituições de ensino.
Confira as informações. Se estiver tudo certo, clique em “Confirmar dados”. Se houver erro, entre em contato com sua escola para corrigir.
Informe endereço, e-mail e telefone. Todos os campos devem ser preenchidos.
Envie uma foto conforme as orientações do site.
Veja a prévia da carteira com seus dados e foto. Se estiver tudo correto, clique em “Confirmar emissão”.
Após isso, será gerada a versão digital da CNDB, que pode ser baixada na hora. A versão física será enviada para o endereço cadastrado.