Médico que perdeu filha e neto para a dengue faz palestra de conscientização

Agenor de Almeida Lira que integra a Equipe de Saúde da Família (ESF) destacou o aumento na gravidade dos casos de dengue

Avalie a matéria:
Médico Agenor de Almeida Lira | Foto: Ascom

O médico Agenor de Almeida Lira, que integra a Equipe de Saúde da Família (ESF) do município de Amarante, realizou, na quarta-feira (5), uma palestra no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, onde destacou o aumento na gravidade dos casos de dengue. Recentemente, o médico perdeu a filha, Laysa Lira e o neto, Rafael Lira, para a dengue hemorrágica.

Segundo o médico, houve mudanças significativas nos sintomas da dengue, onde antigamente, as principais características eram dor de cabeça, febre e moleza no corpo. Atualmente, os sintomas são mais gastrointestinais, com náuseas, vômitos, dor de estômago. Ele destacou ainda que o vírus tipo 3, que sofreu mutações, é hoje muito agressivo, podendo levar pessoas a óbito em um pequeno espaço de tempo.

“Antigamente, a dengue era caracterizada por dor de cabeça, febre e moleza no corpo. Atualmente, os sintomas são mais gastrointestinais, incluindo náuseas, vômitos, dor de barriga e dor no estômago”, explicou.

Agenor também levantou um alerta durante a palestra, a respeito da inexistência no Brasil de vacinas eficazes para os tipos mais graves da dengue. “As vacinas disponíveis cobrem apenas os tipos 1 e 2. Não há tratamento específico para a dengue; a hidratação intensa é necessária para tentar salvar o paciente”, disse.

E o destaque central da palestra foi no quesito da prevenção, principalmente relacionado ao trabalho dos agentes comunitários de saúde, que trabalham diretamente na fiscalização e eliminação dos focos do mosquito. “Pedimos maior vigilância e ações enérgicas para prevenir a proliferação do mosquito da dengue em áreas residenciais, especialmente em propriedades fechadas e abandonadas”, disse o Dr. Agenor.

(Com informações do portal Somos Notícia)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES