As comunidades de Coivaras de Baixo e São Félix, na zona rural de Coivaras, estão vivenciando uma nova realidade. Com o apoio do Programa Fomento Rural, diversas famílias – em sua maioria lideradas por mulheres – estão colhendo os frutos de uma produção mais eficiente e sustentável. Os incentivos, repassados pelo Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e executados no Piauí pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), têm impulsionado o cultivo de melancia, milho, mandioca e até vassouras de palha.
Durante visita técnica, o secretário Fábio Abreu e profissionais da Sada estiveram nas propriedades para acompanhar de perto a colheita e dialogar com os produtores. O gestor reforçou o compromisso do Governo do Estado em valorizar a agricultura familiar e promover inclusão produtiva nas zonas rurais.
Histórias de sucesso e dedicação no campo
Francisco Louvor, de 74 anos, é um dos agricultores beneficiados. “Somos uma família unida em torno da lavoura. Meus filhos, noras e netos ajudam no plantio e na colheita. Já chegamos a produzir até 100 toneladas de melancia. Com o apoio do Fomento Rural, nossa produção está cada vez mais forte”, afirmou o produtor, que também cultiva milho.
A iniciativa vai além da entrega de recursos financeiros. O secretário Fábio Abreu destacou que o programa também garante acompanhamento técnico qualificado, auxiliando as famílias no uso sustentável do solo, boas práticas agrícolas e gestão eficiente da produção.
Com aporte de R$ 4,6 mil por família, o Programa Fomento Rural tem como objetivo tirar famílias em situação de vulnerabilidade da informalidade produtiva. No Piauí, a Sada é responsável pela elaboração, execução e monitoramento dos projetos que já estão transformando vidas no campo.
Para finalizar a visita, a comunidade de São Félix recebeu uma boa notícia: o secretário assinou a ordem de serviço para a pavimentação de ruas da região, medida que deve melhorar o acesso e a mobilidade para os moradores.