SEÇÕES

Minha Casa, Minha Vida já soma 7,4 mil unidades habitacionais no Piauí, diz CAIXA

O número supera em 51% a meta inicial para o estado, que previa cerca de 4.900 moradias.

Minha Casa, Minha Vida já soma 7,4 mil unidades | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Dois anos após a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), a CAIXA alcançou a marca de 7.400 unidades habitacionais contratadas ou em fase de contratação no Piauí. O número supera em 51% a meta inicial para o estado, que previa cerca de 4.900 moradias. Com informações da Caixa Notícias.

Os dados referem-se às modalidades do programa voltadas à Faixa 1, destinada a famílias com renda de até R$ 2.850 por mês. Pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), são 36 empreendimentos que somam 3.969 moradias em 15 municípios. Já o MCMV Rural, voltado para famílias que vivem no campo, tem 2.040 unidades contratadas ou em andamento em 50 cidades.

MAIS MORADIAS

Na modalidade Entidades, que atende famílias organizadas por associações sem fins lucrativos, foram contratadas 225 moradias urbanas em cinco localidades, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). A modalidade mais recente, financiada pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), prevê mais 1.225 moradias urbanas em 41 municípios com até 50 mil habitantes.

Segundo o superintendente de rede da CAIXA no Piauí, Francisco Elizomar, as moradias financiadas por meio do FAR, FDS ou MCMV Rural podem ser totalmente subsidiadas. Famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou o Bolsa Família ficam isentas do pagamento de prestações. “A prioridade da CAIXA é ampliar o acesso à moradia digna, promovendo desenvolvimento social, urbano e econômico”, afirmou.

Desde a volta do programa, em 2023, a CAIXA contratou ou está contratando 84 empreendimentos no estado, entre as modalidades Rural, Entidades e FAR. Juntos, eles somam R$ 542 milhões em investimentos no Piauí.

Os imóveis do programa contam, em geral, com sala, dois quartos, banheiro, cozinha, área de serviço, e, em alguns casos, varanda e vaga de garagem. Todos os residenciais incluem unidades adaptadas para pessoas com deficiência (PcD).

A CAIXA atua como operadora financeira do programa, responsável pela gestão e liberação dos recursos para estados, municípios ou entidades que apresentarem projetos habitacionais.

Sobre o programa

O Minha Casa, Minha Vida foi retomado por meio da Lei nº 14.620, de 13 de julho de 2023. Os empreendimentos passaram a priorizar áreas com melhor infraestrutura urbana, acesso ao transporte público e proximidade a escolas, postos de saúde e comércios. As novas unidades também têm área útil maior e, em alguns casos, contam com varanda.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também