SEÇÕES

Missa da Misericórdia é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí

A celebração, que tem mais de 15 anos de história, também integrará o Calendário Oficial do Estado.

Missa da Misericórdia é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí | Foto: Reprodução/Arquidiocese de Teresina
Siga-nos no

A Missa da Misericórdia, tradicional celebração católica, realizada em Teresina, agora integra oficialmente o patrimônio cultural imaterial do Piauí e o Calendário Oficial de Eventos do Estado. A Lei Nº 8.719, de 17 de junho de 2025, sancionada pelo governador Rafael Fonteles, foi publicada no Diário Oficial do Estado, nessa sexta-feira (20), consolidando o reconhecimento da importância religiosa e cultural do evento para a população piauiense.

Iniciada, em 2010, pelo padre Nilton Pereira, a Missa da Misericórdia começou na Igreja da Santíssima Trindade, no bairro Primavera. Por seis anos, foi realizada na Igreja de São Cristóvão, na Zona Leste da capital, e foi recentemente retomada no bairro Mocambinho, mantendo sua força como um dos momentos mais marcantes da vivência religiosa em Teresina.

REFERÊNCIA DE FÉ NA CAPITAL

Com mais de 15 anos de história, a missa se tornou uma referência de fé na capital e é acompanhada por milhares de fiéis, tanto presencialmente quanto de forma virtual. A transmissão ao vivo, pelas redes sociais e pelo YouTube, amplia seu alcance, permitindo que a mensagem de espiritualidade chegue a pessoas de diferentes regiões, inclusive fora do Piauí.

A nova legislação também determina que o poder executivo realize os registros necessários junto aos órgãos competentes, assegurando a preservação e a continuidade da celebração como bem cultural.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também