Um casal foi preso na manhã desta quarta-feira (16), no município de Altos, durante a Operação Sintonia Feminina, deflagrada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). Ao MeioNews, o delegado Charles Pessoa informou que eles são suspeitos de integrar a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
ATUAÇÃO
Segundo o delegado, ambos condenavam a célula da organização na cidade, se autodenominando como “monarquia do crime”. Além deles, a operação teve como alvo 29 pessoas, sendo 28 mulheres diretamente envolvidas com atividades da organização.
OPERAÇÃO
Foram cumpridos 74 mandados judiciais, sendo 29 de prisão temporária e 45 de busca e apreensão. A autoridade informou que a operação chama atenção para o crescente envolvimento de mulheres no crime organizado, muitas exercendo funções de comando, disciplina, logística e comunicação.
“Esse fenômeno, já identificado em outras investigações do DRACO, exige respostas qualificadas por parte das forças de segurança”, pontuou.
A ação ocorreu nas cidades de Teresina, Parnaíba, Luís Correia, Oeiras, Picos, Canto do Buriti, Monsenhor Gil, Altos e Campo Maior. Entre os crimes investigados estão:
- Organização criminosa (Lei 12.850/2013);
- Tráfico de drogas;
- Roubo e receptação de veículos;
- Porte ilegal de arma de fogo;
- Tentativa de homicídio.
As investigações iniciaram após a prisão de L. V. de S., vulgo “Malévola”, em 6 de fevereiro de 2024, na zona Sudeste de Teresina, por posse de drogas, veículo roubado e material ilícito. Segundo a polícia, a partir disto foi descoberta uma rede criminosa feminina organizada e coordenada.