SEÇÕES

Mulheres ganham espaço no Corpo de Bombeiros do Piauí; cerimônia reforça avanços

Para as profissionais a promoção não foi apenas pessoal, mas também a celebração do empenho nas Forças de Segurança e do excelente trabalho prestado à sociedade piauiense

Mulheres ganham espaço no Corpo de Bombeiros do Piauí; celebração reforça avanços | Foto: Raíssa Morais/Meionews.com
Siga-nos no

Durante a cerimônia que celebrou os 81 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) nesta sexta-feira (18/07), foram destacados tanto os avanços na segurança pública estadual quanto o papel crescente da presença feminina nas forças de segurança. A solenidade, realizada em Teresina, marcou a promoção de novos oficiais e também apresentou investimentos e projetos estratégicos.

A Tenente Luana Coutinho, promovida de subtenente durante a solenidade de aniversário da corporação, simboliza essa mudança. Com 18 anos e 10 meses de serviço, ela destacou que sua promoção não foi apenas pessoal, mas também a celebração de todo o empenho feminino nas Forças de Segurança e do excelente trabalho prestado à sociedade piauiense.

“Estamos num espaço historicamente dominado por homens. Hoje, o sentimento é de gratidão, principalmente depois de tanto esforço. É um trabalho que sigo desempenhando desde 2006”, comentou, emocionada.

Tenente Luana Coutinho, do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí  (Foto: Raíssa Morais/ Meio News)

Integração de resultados na segurança estadual

O Delegado e Superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, Matheus Zanatta, reforçou que os avanços no âmbito da segurança pública são visíveis e nacionalmente reconhecidos. Ele também salientou que o Corpo de Bombeiros é a instituição com menor rejeição popular, o que, segundo ele, reforça o potencial de cuidado e proximidade com a população.

"Com investimentos de quase R$ 50 milhões, o efetivo passou de 330 profissionais em 2022 para dobra do contingente, com o maior concurso da história, recrutando 400 soldados. Esses recursos ainda permitiram a modernização das estruturas e a inclusão de mais profissionais nas equipes", completou.

 Delegado e Superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, Matheus Zanatta (Foto: Raíssa Morais/ Meio News)

Para além do potencial de cuidado com a população, ele também citou os investimentos implementados na segurança estadual, como o Projeto Vigia da viatura inteligente - que faz leitura OCR de placas e reconhecimento facial, identificando veículos restritos e pessoas com mandado de prisão - e também a denúncia via WhatsApp. "Agora, denúncias anônimas podem ser feitas pelo app, com botão de emergência rápido. Quem precisa registrar ocorrências não precisa mais ir à delegacia; é só mandar uma mensagem para 0800-086-0190", acrescentou.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também