SEÇÕES

Museu do Piauí terá restauração e café aberto para o público

O novo café será instalado no pátio e no jardim, oferecendo um espaço confortável para o visitante prolongar sua permanência no museu.

Após reforma, Museu do Piauí vai ganhar um café que será aberto aos visitantes | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A Casa de Odilon Nunes, um casarão centenário que abriga o Museu do Piauí, será restaurada e ganhará um café aberto ao público, que deverá se tornar um ponto de encontro aconchegante no centro de Teresina. A iniciativa está sob responsabilidade da equipe de Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que busca criar um ambiente onde os visitantes possam não apenas apreciar o acervo, mas também desfrutar da gastronomia local e da arquitetura preservada do prédio.

Com seus 166 anos de história, o casarão já serviu como residência particular e foi a primeira sede do governo provincial. Em 1980, a edificação passou por sua primeira restauração, quando o museu iniciou suas atividades com o acervo organizado pela Fundação Joaquim Nabuco. Em 2019, o prédio recebeu nova restauração, mantendo as características originais neoclássicas, com linhas sóbrias que valorizam sua arquitetura histórica.

O Museu do Piauí conta com 12 salas de exposição permanente, além de áreas para arte contemporânea, pátio e reserva técnica, com um acervo que ultrapassa sete mil itens, incluindo peças pré-históricas, objetos artísticos, documentos, fotografias e elementos culturais indígenas, afrodescendentes e regionais. O novo café será instalado no pátio e no jardim, oferecendo um espaço confortável para o visitante prolongar sua permanência no museu.

Projeto prevê um café que será aberto ao público que frequantar o Museu do Piauí. (Foto: Reprodução)

Segundo Ismael Júnior, coordenador do Patrimônio Histórico da Secult, apesar da importância do acervo, os visitantes costumam passar pouco tempo no local. A criação do café pretende mudar essa dinâmica, proporcionando um local para descanso e contemplação. “Em outros museus no Brasil, os visitantes têm a opção de desfrutar de um café ou restaurante, prolongando a experiência. Queremos oferecer o mesmo aqui”, explica.

Além da instalação do café, o projeto inclui a revitalização do jardim, ampliação dos acessos, mais assentos, iluminação renovada e restauração do prédio com pintura nas cores originais. Também está prevista uma estrutura para receber profissionais que queiram utilizar o espaço para trabalho remoto, ampliando o horário de funcionamento do museu.

Para a diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, a novidade ajudará a impulsionar a revitalização do Centro de Teresina, atraindo mais visitantes e diversificando o público. Em junho, o museu recebeu 512 visitantes, sendo 306 turistas. “Este café será um grande atrativo para que as pessoas passem mais tempo aqui, contribuindo para a valorização dos casarões históricos do nosso centro, que fazem parte da identidade do Piauí”, conclui.

Leia Mais
Tópicos
Carregue mais
Veja Também