Nesta sexta-feira (04), o Centro de Convenções de Teresina reuniu palestrantes e empresas do ramo da tecnologia para mais um dia de Nordeste On. Entre as arenas do espaço, startups com foco em meio ambiente, saúde bucal e contabilidade, estiveram presentes.
A gente está realmente nessa terceira edição com muitas inovações e um grande público. Batemos já o público da última edição que foi de 16 mil inscritos. Esse ano tivemos mais de 26 mil inscritos. Hoje Teremos startups sendo premiadas com uma ida ao evento WebSumitt em Lisboa. E também teremos a passagem do Neon para o estado de Alagoas, que é quem vai receber este grande evento em 2026, disse Samuel Moraes, gerente da unidade de inovação do Sebrae e coordenador do NEON.
NANOTECNOLOGIA E SAÚDE MENTAL
No ramo da saúde - um dos principais setores que utilizam a tecnologia na descoberta de curas e máquinas que melhoram a qualidade de vida de muitos pacientes - a startup NANO2D se destaca pela inovação no cuidado com a saudade bucal. André Menezes, um dos cofundadores, explicou que o projeto ocupa um local de pioneirismo no Piauí.
A Nano2D é uma parceria entre o programa de pós-graduação em Odontologia e ciências farmacêuticas da UFPI para que a gente possa desenvolver produtos à base da nanotecnologia para a odontologia. O que seria isso? São soluções para dores que a saúde bucal, a odontologia necessita, produtos que não existem no mercado e que a gente desenvolve utilizando essa nova tecnologia. Então nós temos produtos, por exemplo, como higienizadores para a limpeza de próteses, pomadas cicatrizantes a base de produtos regionais como óleo de piquí, óleo de buriti e outros produtos dos nossos biomas piauíenses e biomas brasileiros.
Ainda falando em investimentos na saúde, a psicóloga norte-rio-grandense Vitória Lorraine decidiu ser momento de mudar o caminho das terapias online, atendendo a necessidade de cada paciente e suas particularidades. O projeto Light Talk teve seu lançamento no evento e já conta metas positivas que mudem a vida de muitos brasileiros.
A gente desenvolveu o Lightalk a partir de demandas e problemas que eu percebi dentro dos meus processos de procura de paciente ideal. Percebi que eu gastava muito tempo com o marketing e muitas vezes não era um marketing efetivo e que vinham muitos pacientes para mim de uma maneira que eles passavam de vários ciclos com processos terapêuticos até gerar um processo de identificação.
A startup conta com a tecnologia na criação de um “médico inteligente”para identificar o que cada paciente precisar, ao partir de suas determinas características.
CRIANDO EMPRESAS SEM COMPLICAÇÕES
A Office Cont, empresa de contabilidade para negócios digitais, marcou presença no evento com objetivo de ajudar pessoas interessadas em criar suas empresas sem burocracia. O aplicativo com acessibilidade e baixo custo, já atua há um ano em Teresina e já atendeu mais de 100 CNPJS.
Lá no passado a gente detectou que não era necessário um contador para abrir uma empresa e culturalmente hoje as pessoas vão procurar o contador em busca da abertura de um negócio. Visualizando tudo isso a gente criou um aplicativo para quebrar toda essa burocracia e entregar na palma da mão, dentro do celular pelo computador também. Nele, qualquer pessoa pode abrir a sua empresa, com simples conversa dentro do chat.
Segundo André, até agora os feedbacks são positivos: “a gente já foi convidado para várias programas para apresentar a plataforma como solução de quebra de prazo e agilidade nuclear".