O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta sexta-feira (14), a nova sede do Instituto de DNA Forense do Piauí (IDNA-PI) – Perito Criminal Raimundo Jorge de Andrade Júnior, localizada na Rua Francisca de Melo Lobo, bairro Saci, zona sul de Teresina. A unidade representa um marco para a perícia criminal piauiense, oferecendo infraestrutura moderna e equipamentos de última geração para apoiar as investigações científicas.
Criado em novembro de 2019, o Instituto de DNA Forense do Piauí é responsável pela análise genética de vestígios criminais, identificação humana e exames de vínculo genético. Com a nova estrutura, o IDNA-PI passa a dispor das condições ideais para realizar exames com ainda mais precisão e agilidade, contribuindo para a elucidação de crimes e a efetividade da Justiça.
INVESTIMENTO
O prédio, que recebeu investimento superior a R$ 4,1 milhões, tem 546 m² e abriga salas de análise genética, setor administrativo, banco estadual de perfis genéticos, custódia de materiais, copa e áreas de repouso. Toda a unidade atende às normas de segurança e acessibilidade, além de seguir padrões rigorosos de biossegurança.
O Perito Geral da Polícia Científica, Antônio Nunes, destacou a importância da nova estrutura.
Inauguramos o Instituto de DNA Forense em 2019, mas funcionávamos em um prédio adaptado. Desde então, todos os exames genéticos que antes eram enviados para outros estados já vinham sendo feitos aqui. Agora, com esse prédio definitivo, teremos condições ideais para trabalhar com precisão e segurança em casos complexos, afirmou.
O instituto é responsável por exames de violência sexual, identificação de cadáveres e análise de vestígios biológicos, como sangue ou fios de cabelo.
Esse tipo de exame é essencial para solucionar crimes, identificar vítimas e suspeitos. Antes de 2019, muitos testes não eram feitos aqui no Piauí, completou Nunes.
A Perita Adilana Soares, chefe do Instituto de DNA Forense do Piauí, reforçou que com o novo prédio o fluxo de produção da perícia, o que não era possível devido à falta de estrutura anteriormente.
Essa entrega é de suma importância pelo laboratório mais moderno, robusto e com um fluxo todo desenhado baseado no sistema de gestão da qualidade. O laboratório já funcionava, mas como era um prédio adaptado, a gente tinha alguns problemas para integrar o fluxo de produção. Com o avanço da nova sede, a gente vai conseguir integrar nossos dados no banco estadual de genética, pontuou.
Segundo a Polícia Científica, a nova sede permitirá maior agilidade na análise de materiais genéticos e fortalecerá o apoio da perícia criminal às investigações da Polícia Civil em todo o estado.
Em entrevista, o governador Rafael Fonteles falou sobre os investimentos na Segurança Pública e no efetivo combate à criminalidade no Estado do Piauí.
Nós temos sempre batido na mesma tecla. O investimento principal que nós podemos fazer para a segurança pública é o investimento em inteligência e em integração. Então, aqui é um investimento que fortalece a perícia criminal do Estado do Piauí, o Instituto de DNA Forense, com todos os equipamentos necessários para elucidação de crimes e para garantir que realmente haja a condenação dos criminosos com base em provas robustas. Então, sem dúvida, é uma vitória da Polícia Científica do Estado do Piauí, da perícia criminal, e por isso que viemos aqui hoje junto ao secretário Chico Lucas, o delegado Geral Luccy Keiko, aqui o deputado Júlio César, todos juntos para fazer mais uma entrega para a segurança pública garantindo o combate efetivo à criminalidade. Não basta apenas nós fazermos a investigação, prendermos, tem que garantir a condenação para que eles não voltem a cometer crimes que poderiam ser evitados exatamente se a condenação tivesse sido feita ou tivesse sido feita no tempo correto, então esse instituto de DNA Forense sem dúvida vai ajudar nas condenações efetivas desses criminosos.
Durante a inauguração, o Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, reforçou a importância do avanço da nova sede para a resolução de crimes no estado.
O Instituto DNA Forense já funcionava em um prédio, só que nós precisávamos nos ampliar e, principalmente, trazer investimentos em equipamentos. Nós temos um corpo de peritos muito qualificados, liderados pelo Nunes e, aqui em especial, pela doutora Adilana, que é uma bióloga. E o DNA tem um papel importante nos crimes sexuais e nos desaparecimentos. A Importância desse trabalho é de garantir a produção de prova e essa prova ser qualificada para que além da prisão a gente tenha a condenação dos criminosos.