As inscrições para a terceira edição do Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025-2026 começam nesta terça-feira (11) e seguem até 11 de abril. Associações comunitárias e entidades representativas de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano podem se cadastrar e apresentar propostas de obras e serviços para serem incluídas no orçamento estadual.
Critérios para participação
Para inscrever propostas, as entidades devem atender aos critérios do edital, como possuir CNPJ ativo, apresentar estatuto, ata da diretoria registrada em cartório, comprovante de endereço e documentos do responsável legal. Cada entidade pode cadastrar até três propostas no Portal do OPA, respeitando as áreas e os valores estabelecidos.
"O OPA oportuniza ao cidadão piauiense um papel ativo na gestão pública, garantindo que os recursos sejam aplicados em ações realmente necessárias. A participação das entidades é fundamental para que as comunidades sejam contempladas com melhorias reais." destaca Enia Meneses, diretora do Orçamento Participativo.
Análise e votação das propostas
Após o período de inscrições, entre 14 de abril e 30 de junho, uma equipe técnica do Governo do Estado analisará a viabilidade das propostas. As que forem aprovadas seguirão para votação popular, que acontecerá de 4 a 13 de julho. As mais votadas serão incluídas no orçamento estadual e executadas em 2026.
Na edição anterior, o OPA recebeu 1.255 propostas de 501 entidades, resultando na escolha de 148 projetos para execução. Com um investimento ainda maior nesta nova edição, a expectativa é de que mais comunidades sejam beneficiadas.