Durante o mês de junho, 33 animais silvestres abatidos foram contabilizados durante a Operação Regional Mulher Americana, uma força-tarefa dedicada ao combate à caça ilegal no Piauí. A ação concentrou-se nos Parques Nacionais da Serra da Capivara, Serra das Confusões e na Estação Ecológica Uruçuí-Una, além do Corredor Ecológico Capivara-Confusões.
Ao todo, foram 12 dias no combate aos ilícitos ambientais. Dentre os animais encontrados estão:
Espécies ameaçadas de extinção (seis ):
- Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus)
- Jacutinga (Penelope jacucaca)
- Zabelê (Crypturellus noctivagus zabele)
Demais espécies silvestres abatidas:
- Pombas-asa-branca;
- Juritis;
- Jacús;
- Inhambús;
- Tatus-verdadeiros;
- Cutias;
- Catitu.
Segundo Instituto Chico Mendes (ICMBio), os resultados evidenciam a vasta pressão predatória exercida pela caça na fauna da Caatinga e do Cerrado. Além disso, foram emitidos 23 autos de infração, totalizando R$ 81.200 em multas. A operação também resultou na apreensão:
- 26 armas de fogo;
- Munições;
- Diversas armadilhas de caça;
- 15 motocicletas;
- 11 cães de caça.
Um acampamento de caçadores também foi desmantelado, com um amplo arsenal com equipamentos para recarga de munições de armas de fogo.
CÃES RESGATADOS
O instituto ainda informou que durante a operação foi realizado resgate dos cães apreendidos, que se encontravam em situação de maus-tratos. Eles foram encaminhados para tratamento veterinário, castração e vermifugação, e serão posteriormente destinados a Organizações Não Governamentais de proteção animal para adoção responsável.
OPERAÇÃO
A operação teve apoio da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental da PM do Piauí. Participaram três agentes de fiscalização do ICMBio, quatro agentes temporários ambientais e sete policiais militares.
“Os Parque Nacionais da Serra da Capivara, Serra das Confusões e Estação Ecológica Uruçuí-Una, bem como, no Corredor Ecológico Capivara-Confusões protegem uma importante área de mais de 1 milhão de hectares na transição da Caatinga e Cerrado, além de abrigarem importantes sítios arqueológicos, alguns datados em mais de 50 mil anos. A Estação Ecológica cumpre importante papel no fomento a pesquisas científicas e os Parque Nacionais aquecem a economia local e promovem educação ambiental com o turismo ecológico”, explicou o ICMBio.