A Secretaria de Segurança Pública do Piauí deflagrou, nesta quinta-feira (22), a Operação Retomada 2 para desarticular uma organização criminosa que atua no residencial Torquato Neto e em outras áreas da zona Sul de Teresina. Ao todo, estão sendo cumpridos 144 mandados de busca e apreensão.
Até o momento, três pessoas pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa foram presas. Um comerciante também foi levado para a sede da Draco, depois que a polícia encontrou uma balança de precisão e outros materiais no local. Ele deve prestar esclarecimentos sobre os itens.
A operação é coordenada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e conta com apoio da Polícia Militar e de outras unidades da Polícia Civil. A ofensiva foi planejada com base em investigações que apontam a presença de facções envolvidas em roubos, invasões de imóveis e outros crimes na região.
Também participam da ação equipes de inteligência da SSP e da Polícia Civil, além de grupos especializados como o LAB-LD, o Batalhão de Operações Aéreas e o Comando de Policiamento Especializado.
A Retomada 2 faz parte de uma série de operações realizadas dentro do programa Pacto pela Ordem, criado para enfrentar o avanço do crime organizado no estado.
Em atualização