A Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus) divulgou o balanço da Operação Dominatus II, realizada entre 10 de fevereiro e 10 de março em todas as unidades penais do estado. Durante a operação, foram efetuadas 464 vistorias estruturais, 86 inspeções minuciosas, 143 remoções de internos, 5 recambiamentos, 8 prisões e a contenção de uma tentativa de fuga. Nenhum ilícito foi registrado dentro do sistema prisional piauiense.
A operação
A ação contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp). Simultaneamente, ocorreu a Operação Modo Avião, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que confirmou a inexistência de aparelhos celulares nas unidades de regime fechado do estado.
De acordo com o diretor de Administração Penitenciária da Sejus, Reginaldo Moreira, o trabalho reforçou a segurança e garantiu a ordem nos presídios.
"O principal objetivo era inibir fugas no sistema e a operação foi concluída com sucesso. Utilizamos o efetivo da Polícia Penal, além de tecnologias e inteligência penitenciária para coibir ilícitos e irregularidades." - destacou.
Atualmente, a Sejus administra 16 unidades penais em diferentes cidades do estado, incluindo Teresina, Altos, Parnaíba, Floriano e Picos. Ainda no primeiro semestre de 2025, está prevista a inauguração da 17ª unidade em Buriti dos Lopes, reforçando a estrutura prisional do Piauí.