Nessa segunda-feira (13), a Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE) recebeu o Guia de Linguagem Simples transcrito em braille pelo Centro de Apoio Pedagógico (CAP) da Secretaria do Estado (Seduc).
A ação faz parte do Projeto Ouvidoria Inclusiva, estratégia para promover o acesso à informação e fortalecer a inclusão de pessoas com deficiência visual nos serviços públicos estaduais.
O material, produzido pela OGE, serve para orientar servidores e cidadãos sobre o uso de uma linguagem clara, direta e acessível na comunicação com o público e agora ganha uma nova versão em braille, que facilita a democratização da informação e a acessibilidade.
“A Ouvidoria-Geral do Estado tem o compromisso de garantir que todos os cidadãos, independentemente de suas condições, possam acessar nossos serviços e informações. A versão em braille do Guia de Linguagem Simples é um passo importante para assegurar igualdade de oportunidades e fortalecer o direito de todos de serem ouvidos”, afirmou o ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra.
IMPORTÂNCIA DO CAP
O CAP é referência em educação inclusiva no Estado do Piauí, oferecendo serviços como Sistema Braille, Soroban (ábaco japonês), Orientação e Mobilidade (OM), Práticas Educativas para uma Vida Independente (Pevi), Musicografia Braille, Apoio Multidisciplinar, Informática Acessível, Educação Física Adaptada e Formação Continuada na Área da Deficiência Visual.
“O CAP tem a missão de promover o acesso pleno ao conhecimento e à cidadania para pessoas com deficiência visual. Produzir o Guia de Linguagem Simples em braille é uma forma de fortalecer a comunicação acessível e garantir que mais pessoas possam compreender e interagir com as informações públicas”, reforçou a diretora do CAP, professora Denyse Nayra Castro.