SEÇÕES

Papa Leão XIV nomeia novo bispo para a Diocese de Campo Maior, no Piauí

Dom Benedito Araújo deixa a diocese de Guajará-Mirim, em Rondônia, para assumir a nova função.

Dom Benedito Araújo | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A Nunciatura Apostólica no Brasil anunciou nesta sexta-feira (7) que o Papa Leão XIV nomeou dom Benedito Araújo como novo bispo da Diocese de Campo Maior, no Piauí. Ele deixa a diocese de Guajará-Mirim, em Rondônia, para assumir a nova função.

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou mensagem de felicitações a dom Benedito, destacando sua trajetória de fé, dedicação à formação sacerdotal, diálogo ecumênico e compromisso com a missão evangelizadora no país. A CNBB desejou que o Espírito Santo o fortaleça nesta nova etapa e que Nossa Senhora de Nazaré o acompanhe em seu pastoreio.

Trajetória de dom Benedito Araújo

Nascido no Maranhão, dom Benedito iniciou seus estudos na Escola Reunida São José, em Paço do Lumiar, e concluiu curso técnico em Saúde, na área de Eletroencefalograma, em 1981. Entre 1985 e 1990, cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos Teológicos do Maranhão (atual IESMA). Em 1991, participou do Curso de Formadores de Seminários promovido pelo CELAM e OSLAM em Buenos Aires. É especialista em Psicopedagogia pela PUCRS e mestre em Ecumenismo pelo Pontifício Ateneu Antonianum, em Veneza, Itália.

Novo bispo de Campo Maior é o maranhense Benedito Araújo | Foto: Divulgação

Incardinado na arquidiocese de São Luís (MA), foi ordenado diácono e presbítero em 1991. Em março de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou bispo coadjutor de Guajará-Mirim (RO), recebendo a ordenação episcopal em junho daquele ano e assumindo a diocese em dezembro.

Antes de se tornar bispo, dom Benedito trabalhou na formação de seminaristas, atuou como promotor vocacional, reitor de seminários e coordenador arquidiocesano de pastoral. Também foi pároco em diversas paróquias da capital maranhense e lecionou em escolas e instituições de teologia. Atuou ainda em conselhos e associações regionais e nacionais de presbíteros, além de colaborar com pastorais como a da Juventude, da Terra e a Comissão Regional de Ecumenismo.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também