SEÇÕES

Pesquisadores debatem literatura, questão de gênero e feminismo em encontro internacional

O evento é uma iniciativa do grupo de pesquisa centrado nos estudos de Literatura e Gênero (NELG) e do Núcleo de Estudos Literários Piauienses (NELIPI) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Escritores vão discutir sobre o feminismo e a obra da escritora piauiense Amélia Beviláqua, que será homenageada do evento | Foto: Divulgação
Siga-nos no

Escritoras e pesquisadores do Brasil e do exterior se reúnem de quarta-feira (3) até sexta-feira (5) para discutirem a produção literária das mulheres, o feminismo e a obra da escritora piauiense Amélia Beviláqua, que é a homenageada do evento. A abertura do 7º Colóquio Internacional de Literatura e Gênero com o tema “Feminismos e Discursos Interdisciplinares” será amanhã (3), às 18h, no Sesc Cajuína. 

O evento é uma iniciativa do grupo de pesquisa centrado nos estudos de Literatura e Gênero (NELG) e do Núcleo de Estudos Literários Piauienses (NELIPI) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Escritora Aline Bei, que ganhou prêmio Jabuti, é uma das convidadas do evento. (Foto: Divulgação)

O 7º Colóquio Internacional de Literatura e Gênero contará com a presença de escritores e pesquisadores da Espanha, Uruguai e do Brasil. Entre as convidadas está a escritora Aline Bei, que ganhou prêmio Jabuti, Nina Rizzi , Mercedes Arriaga Flórez (Espanha) e a escritora e ativista  Mónica Alejandra (Uruguai), além de vários convidados. Os temas são variados e vão desde maternidade e literatura feminina, saberes orais indigenas, literatura no contexto da ditatura, silenciamento, etarismo e sexualidade

A coordenadora do Colóquio Internacional, professora Algemira de Macêdo Mendes, informou que serão apresentados mais de  300 trabalhos de pesquisas durante o evento. 

“Estamos trazendo pesquisadores e escritores de renome nacional e internacional. Este ano estamos homenageando a escritora Amélia Beviláqua lançando a segunda edição do seu livro após 123 anos da primeira edição, com exposição de obras raras da escritora piauiense, além de discutirmos assuntos que envolvem literatura,  relações de gênero, lutas e resistências femininas, ancestralidades, decolonialidade e questões étnico-raciais”, disse Algemira Macêdo. 

O evento terá exposição, mesas redondas, sarau, oficinas e lançamentos de livros.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também