O Piauí passou a aderir ao aplicativo Dívida Aberta, plataforma nacional administrada pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) que divulga a lista de devedores. Agora, os cidadãos terão acesso a informações sobre a regularidade fiscal de empresas e contribuintes.
O estado é o terceiro a aderir à divulgação, atrás apenas de São Paulo e Rio Grande do Sul. O aplicativo é mantido pela PGFN, que também divulga a lista de devedores da União.
A plataforma está disponível para download nas lojas Android (Google Play) e iOS (App Store), além do acesso pelo site oficial.
FERRAMENTAS DO APP
Com a nova ferramenta digital, a população poderá, por exemplo, priorizar relações comerciais com empresas que estejam em situação regular, contribuindo para a promoção da concorrência leal, da responsabilidade fiscal e do cumprimento das obrigações tributárias.
Além de conseguir verificar se empresas estão em situação regular. Um outro diferencial é que o cidadão também pode verificar o próprio CPF para identificar eventual inscrição em dívida ativa.