O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI), Ellen Gera, reforçou durante a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste, em Teresina, que o Piauí já se tornou referência nacional em soluções tecnológicas aplicadas aos serviços públicos. Segundo ele, o estado acumula cases de sucessos reconhecidos em diversas áreas, mostrando a força de um ecossistema de inovação que cresce de forma integrada.
Ellen destacou iniciativas como o Piauí Saúde Digital, que permite ao cidadão acessar atendimento médico “na palma da mão 24 horas”. Além disso, todas as unidades básicas de saúde estão equipadas com ferramentas conectadas a uma plataforma que agiliza laudos, exames e respostas de especialistas, melhorando o fluxo de atendimento ao paciente. Na segurança pública, o estado também inova ao utilizar inteligência artificial no atendimento de boletins de ocorrência via WhatsApp, ampliando o acesso e a eficiência dos serviços.
O presidente da ETIPI lembrou ainda que o Piauí não se esquivou do debate sobre IA, desenvolvendo projetos como o Soberania, que opera em infraestrutura própria do governo junto à Secretaria de Inteligência Artificial. Ele também ressaltou o avanço das plataformas digitais do governo, como GOVP Cidadão e GOVP Empresas, além da formação tecnológica dos jovens piauienses:
Todos os estudantes de ensino médio têm hoje contato com inteligência artificial”. Para Ellen, a liderança do governador Rafael Fonteles à frente do Consórcio Nordeste fortalece a integração regional e amplia o potencial de levar esses cases de sucesso “para todo o Brasil.