Dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 apontam que houve um aumento de 561,3% nas apreensões de maconha entre os anos de 2023 e 2024, apresentando um dos melhores resultados do país.
2 MIL KG A MAIS
Segundo a Secretaria de Segurança do Estado, em 2023, foram apreendidos 366,25 kg da droga em todo o território piauiense. Já em 2024, esse número saltou para 2.422,16 kg. Com esse resultado, o estado se destaca entre os demais do país, especialmente os da região Nordeste, como a Paraíba (-44,3%), Pernambuco (-29,9%), Bahia (-12,9%) e Maranhão (-1,5%). O dado foi fornecido pelas secretarias estaduais.
PACTO PELA ORDEM
No âmbito do Pacto pela Ordem, com operações integradas entre as forças de segurança, as apreensões ocorreram em ações específicas nas divisas estaduais, nas rodovias e também em áreas urbanas onde foram identificadas atividades de comercialização ilegal de entorpecentes.
“Temos aumentado em mais de 560% o volume de operações e apreensões de drogas no nosso estado, sobretudo em relação à maconha, com a identificação, localização e destruição de diversas roças no estado do Piauí. Além de ações pontuais e específicas de repressão, através da integração das nossas forças, pela Inteligência e unidades operacionais, que impactam nos demais índices de criminalidade”, frisou o comandante-geral da Polícia Militar (PM-PI), Scheiwann Lopes.