SEÇÕES

Piauí: Distribuição de palma forrageira garante alimento para rebanhos no semiárido

Mais de 400 mil raquetes de palma forrageira serão distribuídas em diferentes regiões do estado, com o objetivo de fortalecer a alimentação animal durante o período de estiagem.

Palma forrageira chega ao semiárido e reforça sustento dos rebanhos | Foto: Geirlys Silva / SAF
Siga-nos no

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) iniciou, nesta quinta-feira (15), a distribuição de palma forrageira para agricultores familiares do semiárido piauiense. A primeira entrega ocorreu no município de Simões, com a distribuição de 25 mil raquetes do cacto, beneficiando 85 produtores que atuam na criação de ovinos e caprinos.

Ao todo, mais de 400 mil raquetes de palma forrageira serão distribuídas em diferentes regiões do estado, com o objetivo de fortalecer a alimentação animal durante o período de estiagem. A ação prioriza municípios localizados nos territórios do Vale do Rio Guaribas, Chapada Vale do Itaim, Serra da Capivara, Vale do Canindé e Carnaubais, áreas que concentram os impactos mais severos da seca.

De acordo com o superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, a estratégia de distribuição está voltada, principalmente, às cooperativas que já atuam na cadeia da ovinocaprinocultura, mas também contempla associações que apresentam organização e capacidade técnica para implantar e acompanhar as áreas de cultivo.

“A proposta é que essa palma forrageira não sirva apenas como alimento nos períodos mais críticos do ano, mas também como material vegetativo, permitindo a replicação da cultura e a ampliação das áreas cultivadas nos anos seguintes”, afirmou.

produção no campo

Palma forrageira reforça alimentação animal no semiárido. (Foto: Geirlys Silva / SAF)

A iniciativa integra o Programa de Distribuição de Sementes e Mudas, executado pela SAF, que reúne um conjunto de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da produção no campo. Dentro do programa, a Secretaria investe cerca de R$ 9 milhões na aquisição de 330 toneladas de sementes de milho e feijão (convencionais e crioulas), além da distribuição de 400 mil mudas de caju e 400 mil raquetes de palma forrageira.

A entrega no município de Simões foi acompanhada pelo agente de desenvolvimento territorial da SAF no Território Chapada Vale do Itaim, Sérgio Alves do Nascimento, que destacou a importância da ação no enfrentamento da estiagem. “Essa é uma ação muito importante, que vai dar suporte forrageiro aos agricultores familiares no período da seca. Simões está inserida no semiárido, onde a alimentação dos animais se torna escassa nesse período. A palma vem justamente para oferecer esse apoio, inclusive por ter cerca de 90% de água”, explicou.

Além da distribuição imediata, a iniciativa prevê a implantação de uma unidade demonstrativa na área da Associação Caprinor, que servirá como referência para o plantio, manejo e multiplicação da cultura nos próximos anos.

Para o presidente da associação, Esdras Pedro Nascimento de Carvalho, o banco de reserva que será formado deve garantir alimentação animal no período mais crítico da seca para mais de 40 agricultores familiares da região. “Vamos plantar a palma e acompanhar cada produtor de forma individual. Também faremos um plantio maior na sede da associação, para que no próximo ano tenhamos tanto um banco de sementes para atender mais produtores quanto alimento para fortalecer a criação”, afirmou.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também