O Piauí bateu um novo recorde nacional de eficiência ao reduzir o tempo médio de abertura de empresas para apenas 16 minutos, em abril deste ano. Os dados são da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) e foram divulgados pela Junta Comercial do Piauí (Jucepi).
Os dados colocam o estado na liderança como o mais rápido do Brasil no processo de formalização empresarial. Esse avanço representa um marco na desburocratização e modernização dos serviços públicos voltados ao empreendedor, segundo explica a presidente da Junta Comercial do Piauí, Alzenir Porto.
“Neste mês de abril, batemos o nosso próprio recorde: agora, são apenas 16 minutos para constituir uma empresa no estado. Isso é o Piauí! Isso é resultado de um governo comprometido, de um gestor que está atento a esse mercado, a esse espaço, a esse ambiente de negócios,enxergando o que queremos: um Piauí forte, seguro e com uma economia cada vez mais crescente” destaca.
Segundo a Jucepi, investimentos em tecnologia, capacitação de servidores e integração com órgãos parceiros têm sido essenciais para transformar o ambiente de negócios do estado. O uso de inteligência artificial na análise de processos – com mais de 90% de acertos – mostra o impacto da inovação para a agilidade dos serviços.
Segundo Alzenir Porto, o objetivo é manter o ritmo de inovação, oferecendo mais segurança e eficiência para quem deseja empreender. A plataforma Gov.Pi Empresas, com mais de 250 serviços online disponíveis 24 horas, também contribui para facilitar a vida do empreendedor.