O Secretário de Educação do Estado do Piauí, Washington Bandeira, frisou que o estado alcançou o primeiro lugar nacional em número proporcional de matrículas em cursos técnicos na área tecnológica. A declaração ocorreu na manhã desta quinta-feira (3), durante a 3ª edição do Nordeste On (NEON), considerado o maior evento de inovação e empreendedorismo da região.
Segundo o gestor da pasta, o estado é pioneiro nas Américas ao implementar a disciplina de Inteligência Artificial em seu currículo. Ele ainda destacou que o estado tem se destacado como referência mundial em educação tecnológica, com iniciativas como o SEDUCKATHON, uma maratona de programação.
É o primeiro território das Américas a implementar a disciplina de inteligência artificial. Nossos estudantes estão se interessando mais por essas áreas, isso ficou muito claro, muito evidente no Seduckathon. Eles fizeram projetos riquíssimos, inovadores, para resolver desafios reais de suas escolas, nas mais diferentes áreas e também nas suas comunidades, ou seja, eles estão sendo protagonistas desse mundo tecnológico, desse mundo inovador, disse o secretário.
Alguns dos projetos desenvolvidos durante o Seduckathon estão em exposição no estande da Seduc no Nordeste On (NEON). Segundo Washington Bandeira, a participação da secretaria no evento visa, principalmente, preparar os jovens piauienses para os desafios e oportunidades do mercado de trabalho atual e futuro, incentivando o empreendedorismo e a inovação.