SEÇÕES

Piauí enfrenta onda de calor com até 40 °C e baixa umidade, alerta Inmet

Segundo o Inmet, baixa umidade e tempo seco exigem cuidados com hidratação e saúde. Chuvas só devem chegar na próxima semana

Céu ensolarado | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O Piauí deve enfrentar mais uma semana de forte calor e tempo seco, com temperaturas que podem atingir até 40 °C entre esta segunda-feira (27) e o sábado (31), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o boletim mais recente, o clima segue estável, com sol forte e poucas variações até o fim de outubro. As máximas variam entre 33 °C e 40 °C, principalmente nas regiões Sul e Centro-Norte do estado.

A previsão indica que as chuvas devem retornar apenas na próxima semana, com acumulados de até 80 milímetros em municípios como Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Cristino Castro e Curimatá, no Sul do Piauí.

Onda de calor (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil )

Alerta de baixa umidade e ventos costeiros

Já no domingo (26), o Inmet emitiu dois avisos de “perigo potencial”, um devido à baixa umidade do ar e outro por ventos costeiros, que atingem diferentes regiões do estado. A umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%. As áreas afetadas incluem Sudeste, Sudoeste, Centro-Norte e Norte do Piauí.

Alerta

O Inmet reforçou o alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar, que aumentam o risco de incêndios florestais e podem causar problemas respiratórios e irritações na pele, olhos e mucosas.

A recomendação é manter-se hidratado, evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia e reduzir a exposição direta ao sol. O uso de hidratantes corporais e umidificadores de ar também é indicado.

Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Tópicos
Carregue mais
Veja Também