SEÇÕES

Piauí garante passe livre intermunicipal para pessoas com HIV/Aids

Emissão da carteira digital via Gov.pi Cidadão inicia em 23 de janeiro, promovendo acesso ao tratamento.

Governo do Piauí iniciará emissão da Carteira do Passe Livre para pessoas com HIV/Aids em janeiro de 2026 | Foto: Reprodução/ASCOM Governo do Estado
Siga-nos no

Pessoas que vivem com HIV/Aids no Piauí terão direito ao transporte intermunicipal totalmente gratuito em 2026. A partir do próximo dia 23 de janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e a Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans-PI), iniciará a emissão da Carteira do Passe Livre por meio da plataforma Gov.pi Cidadão.

Nesta terça-feira (23), o secretário estadual de Saúde, Antonio Luiz, se reuniu com os representantes dos outros órgãos responsáveis pela execução do programa e integrantes de organizações e coletivos sociais, como o Fórum Ong Aids-PI e o ABORDA. Na ocasião, o gestor fez a entrega simbólica da primeira Carteira do Passe Livre para Lismara Castro, moradora da cidade de Esperantina, que vive com HIV/Aids há 26 anos.

Essa é uma política pública muito importante para as pessoas que vivem com HIV/Aids no nosso estado, que agora poderão se deslocar dentro do Piauí sem fazer o pagamento do transporte. Com essa ação, elas vão poder realizar o tratamento sem a preocupação com o custo do deslocamento. É uma conquista importante para essa população, afirmou o secretário da Saúde, Antonio Luiz.

Foto: Márcio Sales/Sesapi

Para Lismara Castro, a Carteira do Passe Livre é uma importante conquista que possibilitará mais qualidade de vida para essa população. “Isso representa liberdade de adesão ao tratamento. Estar no Piauí tendo passe livre para garantir a vinda do meu município para Teresina é liberdade e mais saúde. Vou poder cumprir minhas consultas e buscar minha medicação sem perder a pontualidade. Isso promove qualidade de vida para muitas pessoas no Piauí, com liberdade de tratamento”, disse.

Foto: Márcio Sales/Sesapi

De acordo com o presidente da Etipi, Ellen Gera, a disponibilização da carteirinha de forma digital reforça o processo de modernização do estado. “Nosso governador Rafael Fonteles tem promovido essa transformação digital para tornar o nosso estado cada vez mais humano. É a tecnologia facilitando vidas e transformando o Piauí no estado mais digital do Brasil. Estamos presentes na área da saúde, cooperando com o bem público. A carteirinha ficará disponível no Gov.pi, e o aplicativo pode ser baixado no celular”, ressaltou.

A Carteira do Passe Livre é resultado de um projeto de lei de autoria do deputado estadual Thales Coelho, sancionado pelo governador Rafael Fonteles. Além do transporte intermunicipal gratuito, o Governo do Estado promoverá campanhas de divulgação para informar os beneficiários sobre os procedimentos de adesão ao programa.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também