Aconteceu nesta quarta-feira (24), o lançamento do Programa Mais Formação, Mais Renda, no Palácio de Karnak. A iniciativa foi criada para ampliar oportunidades de formação profissional, trabalho e geração de renda para jovens e trabalhadores piauienses.
A solenidade contou com a presença do reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Borges. De acordo com ele, a expectativa é ampliar o espectro de atuação desde Parnaíba até Corrente. Está prevista a criação de 83 mil novas vagas anuais em cursos profissionalizantes, técnicos, de graduação e pós-graduação.
Durante o evento, a superintendente da Seduc, Viviane Carvalhedo, destacou que o programa representa mais um passo estratégico do Governo do Estado para fortalecer a educação e a economia do Piauí. Ela lembrou que o estado já se destaca nacionalmente por sua política de inclusão universitária e pela universalização das escolas de tempo integral com educação profissional.
“O programa Mais Formação, Mais Renda amplia o número de vagas na educação básica integrada à educação profissional e também no ensino superior, fomentando a qualificação dos profissionais e estudantes piauienses. A iniciativa busca elevar a escolaridade e aumentar a disponibilidade de mão de obra qualificada, gerando mais emprego e renda para a população do Piauí.”
Está prevista a criação de 53 mil novas vagas anuais em cursos profissionalizantes, técnicos, de graduação e pós-graduação.
O estudante da Escola Maria Modestina Bezerra, localizada na zona Sudeste de Teresina, Adriel Mendonça, afirma que o projeto será uma oportunidade única para empreender no futuro, já que o empreendedorismo é um dos seus sonhos.
“Minhas expectativas são muito boas. Eu espero adquirir muitas experiências e aprendizagens novas para levar para o meu futuro e, com isso, repassar para os meus familiares, estudos e conhecimentos. Vai ser uma oportunidade para me preparar e conhecer mais", disse.
O programa faz parte do Superchoque Educacional e Tecnológico do Piauí e funcionará como suporte para identificar demandas concretas do mercado de trabalho e de setores que seguem crescendo no estado, como energias renováveis, tecnologia, agro, logística, serviços e turismo.
PONTE ENTRE SETOR PRIVADO E PÚBLICO
O Mais Formação, Mais Renda será fruto de uma parceria entre instituições públicas de ensino superior, centros de pesquisa, órgãos de fomento, instituições de tecnologia, Sistema S e demais entidades comprometidas com o avanço educacional e econômico do estado.
A ação também se destaca por sua construção baseada no diálogo direto entre o setor público e o setor privado, ouvindo empresas e setores produtivos para mapear demandas reais do ramo profissionalizante.
A meta é ampliar as vagas em cursos de graduação, pós-graduação e formação profissional, a partir de um modelo de ensino voltado para demandas reais do mercado local.
ampliação de vagas
Essa é a previsão de ampliação de vagas em cinco área diferentes até 2030 com a implementação do projeto:
- 36.000 vagas em cursos profissionalizantes;
- 32.000 em cursos técnicos
- 12 mil vagas de graduação
- 2000 vaga em especialização
- 1500 vagas em doutorado
As vagas serão distribuídas nos 224 municípios do Piauí e nos 12 territórios do desenvolvimento do estado. O programa recebeu um investimento de cerca de R$ 750 milhões