SEÇÕES

Piauí registra queda nos homicídios e feminicídios em janeiro de 2026

Homicídios e feminicídios diminuíram no litoral, capital e interior do estado, segundo dados da SSP-PI

Secretaria da Segurança Pública do Piauí | Foto: Reprodução/ SSP-PI
Siga-nos no

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) registrou redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em janeiro de 2026, na comparação com o mesmo período de 2025. Os dados apontam queda nos homicídios em todas as regiões do estado, com destaque para o litoral e a capital, Teresina.

No litoral piauiense, os homicídios caíram de 10 para 6 casos, o que representa uma redução de 40%. Em Teresina, o número de registros passou de 21 para 13, uma queda de 38,10%. Já no interior do estado, os casos diminuíram de 27 para 25, correspondendo a uma redução de 7,41%.

Ao todo, o Piauí contabilizou 51 homicídios em janeiro de 2026, frente aos 61 registrados no mesmo mês do ano anterior, uma diminuição de 16,39%. Para a SSP, os números refletem os impactos positivos das políticas de segurança pública adotadas no estado.

 Crimes Violentos Letais Intencionais em janeiro de 2026, na comparação com o mesmo período de 2025 (Foto: Reprodução/ SSP-PI)Segundo o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, Matheus Zanatta, os dados refletem o esforço conjunto das forças de segurança e a implementação de estratégias integradas.

“Os dados mostram uma redução expressiva das mortes violentas intencionais no estado, na comparação entre janeiro de 2026 e janeiro de 2025, com destaque para a queda na capital, no litoral e no interior. Esse resultado é fruto de planejamento, da integração entre as forças de segurança e de ações baseadas em inteligência, que têm permitido uma atuação mais preventiva e eficiente”, afirmou.

Feminicídio

Outro indicador que apresentou queda significativa foi o de feminicídio. Em janeiro de 2025, o estado registrou nove casos. Já em janeiro de 2026, esse número caiu para três, o que evidencia o impacto das ações integradas de enfrentamento à violência contra a mulher.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a redução está associada ao fortalecimento da rede de proteção às mulheres, às medidas preventivas e à resposta mais rápida das forças de segurança diante das denúncias.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também