A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) por meio do Programa Piauí Saúde Digital, proporciona atendimento online com psicólogos em todas as regiões do estado. A ação visa ampliar o acesso aos cuidados com a saúde mental e representa um grande avanço.
O programa já está presente em mais de mil Unidades Básicas de Saúde e disponível também pelo aplicativo no celular. Até agora, já foram realizados mais de 800 mil atendimentos, em diversas especialidades, incluindo psicologia, psiquiatria e neurologia.
A vendedora Claudiana Conrado, de 43 anos, moradora de Castelo do Piauí, faz sessões de terapia a cada 15 dias com psicólogo e, a cada dois meses, consultas com psiquiatra, depois de ser diagnosticada com ansiedade e depressão. “Se não fosse esse programa, eu não estaria aqui conversando com vocês. Eu nem conseguia sair de casa por causa das crises de ansiedade. Depois que fui encaminhada pela UBS, comecei as consultas com especialista, passei a usar medicação e hoje consigo me controlar. Sou uma nova mulher graças ao apoio dos profissionais do Piauí Saúde Digital”, relatou.
“Eu nunca imaginei que poderia fazer terapia aqui na minha cidade, nem me consultar com psiquiatra ou neurologista sem precisar ir até Teresina. Esse programa foi uma bênção. Além disso, somos muito bem atendidos pelos profissionais”, reforçou a vendedora.
“Se não fosse esse programa, eu não estaria aqui conversando com vocês. Eu nem conseguia sair de casa por causa das crises de ansiedade. Depois que fui encaminhada pela UBS, comecei as consultas com especialista, passei a usar medicação e hoje consigo me controlar. Sou uma nova mulher graças ao apoio dos profissionais do Piauí Saúde Digital”, relatou Claudiana.
Para o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, essas ações ampliam o acesso à saúde e melhoram a qualidade de vida da população. “No Piauí estamos usando a tecnologia como aliada da saúde pública. Esse programa é uma resposta moderna às demandas da população, levando profissionais de saúde para a palma da mão. É um passo importante rumo a uma saúde mais inclusiva, acessível e humana”, afirmou.