O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que duas cidades do Piauí registraram, nessa quinta-feira (30), as temperaturas mais altas do país. São José do Piauí liderou a lista com 40,3°C, e Picos atingiu 40,2°C até as 15h.
Além do Piauí, outro estado do Nordeste também teve calor extremo. Os municípios de Correntina e Ibotirama, na Bahia, ultrapassaram os 40°C.
O calor é resultado de uma forte massa de ar seco que predomina sobre a região, dificultando a formação de nuvens e elevando os termômetros.
Apesar das altas temperaturas, o meteorologista Werton Costa explica que os registros são comuns nesta época do ano, devido ao Bro-bró.
“Esses registros nesta época do ano são comuns. No entanto, as altas temperaturas não configuram uma onda de calor. Todos os anos, no período de Bro-bró, temos essa condição. Não há nada de extraordinário. O extraordinário seria se tivéssemos um conjunto maior de cidades atingindo picos de 40°C por um intervalo amplo, de uma semana. Aí sim seria configurada uma onda de calor. Nesse caso, não — é um pico normal de temperatura”, apontou.
Ainda de acordo com ele, a tendência é que os números se mantenham elevados em todo o Piauí. A queda das temperaturas só deve ocorrer a partir de dezembro, podendo ser amenizada com a chegada de chuvas pontuais.
“Vamos continuar com essas condições de temperatura elevada durante todo o mês de novembro e meados de dezembro. Em alguns momentos, vamos ter uma diminuição sutil, apenas porque vai aumentar a cobertura de nuvens, ou vai serenar, vai ter uma chuva localizada, mas ela não vai reduzir significativamente as temperaturas”, completou o especialista.
Apenas São José do Piauí e Picos ultrapassaram os 40°C. As demais cidades se mantiveram na faixa dos 38°C, como Corrente (39,5°C), Uruçuí (39,1°C) e Valença do Piauí (39°C). Em Teresina, a temperatura chegou a 38°C.